DICAS DO PROFESSOR: Erva-cidreira: conheça os benefícios do chá da planta

© Roanna Azevedoerva  - cidreira vista de cima
Por: Taciano Gustavo Medrado Sonrinho
Engenheiro Agrônomo

Conhecida cientificamente como Melissa officinalis, a erva-cidreira, ou simplesmente melissa, é uma planta arbustiva natural do Mediterrâneo e da Ásia. Rica em vitaminas A, do complexo B, C e E, ela tem propriedades, calmantes, analgésicas, antioxidantes e anti-inflamatórias, sendo bastante utilizada no tratamento de diversas doenças.

Abaixo, listamos os principais benefícios dessa planta medicinal tão popular e versátil:

Combate a insônia

O ácido rosmarínico e os outros compostos fenólicos presentes na erva-cidreira têm propriedades calmantes, sendo bastante efetivos no combate à insônia. Se combinada com valeriana em chá, a planta também é capaz de melhorar a qualidade e os distúrbios do sono, além de amenizar a agitação.

Alivia a ansiedade

O ácido rosmarínico composto na erva-cidreira também é responsável por aumentar a atividade dos neurotransmissores no cérebro, causando sensação de bem-estar e tranquilidade e diminuindo os sintomas da ansiedade.

Melhora as dores de cabeça

Mais uma vez o ácido rosmarínico entra em ação: suas propriedades analgésicas ajudam a relaxar os vasos sanguíneos e liberar a tensão dos músculos. Por isso, a erva-cidreira também é bastante efetiva no tratamento das dores de cabeça.

Trata problemas gastrointestinais

A presença de citral na composição da erva-cidreira desestimula a produção de substâncias que causam a contração do intestino, inibindo a formação de gases. A planta é muito útil no tratamento da indigestão, refluxo gastroesofágico, náuseas, vômitos e dor de estômago.

Reduz os sintomas da TPM

A intensa atividade dos neurotransmissores causada pelas propriedades do ácido rosmarínico também atuam no combate aos sintomas da TPM, como ansiedade, mau humor e nervosismo. Além disso, os componentes analgésicos e antiespasmódicas são capazes de amenizar as cólicas menstruais.

Acelera a cura da herpes labial

Juntamente com o rosmarínico, os ácidos cafeico e felúrico que compõem a erva-cidreira inibem a multiplicação do vírus causador da herpes labial, o que contribui para a cicatrização e o alívio dos sintomas típicos da doença.

Como preparar o chá de erva-cidreira?

Você vai precisar de:

1 xícara de água

1 colher de sopa de folhas de erva-cidreira

Primeiro, ferva a água e acrescente as folhas de erva-cidreira. Tampe e reserve o recipiente durante alguns minutos. Por fim, coe e beba de 3 a 4 xícaras por dia.

Fonte: Hypeness/Roanna Azevedo

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem