Símbolo turístico e histórico de Juazeiro, Vaporzinho será entregue revitalizado à população nesta quinta-feira


Um dos maiores símbolos de Juazeiro, o Vapor Saldanha Marinho, ou “Vaporzinho”, está passando por uma revitalização, promovida pela Prefeitura.
 
Com o objetivo de valorizar a atração turística e histórica do município, a gestão municipal está realizando uma intervenção com o objetivo de realizar a troca das madeiras do equipamento - mantendo as características originais, assim como a revitalização do espelho d’água, pintura e iluminação. A entrega simbólica do Vaporzinho será às 18h desta quinta-feira (14).
 
“Na semana em que Juazeiro faz 144 anos, nada mais justo que um dos maiores símbolos históricos e turísticos do município seja revitalizado e entregue à população mais bonito e revitalizado. Por se tratar de um patrimônio histórico do município, temos o cuidado de manter todas as características originais. É mais um presente para a cidade neste mês tão festivo”, destaca a prefeita Suzana Ramos.
 
Vapor Saldanha Marinho
 
O Vapor Saldanha Marinho, o nosso “Vaporzinho”, foi encomendado pelo imperador Dom Pedro II nos Estados Unidos. Com 28 metros de comprimento e capacidade para 12 tripulantes, no início, navegava a 23 km/h rio abaixo e 14 km/h leito acima. Segundo pesquisadores, foi o primeiro vapor a flutuar nas águas do Rio São Francisco. O nome de Saldanha Marinho foi adotado em homenagem ao então governador de Minas Gerais, que contribui à época com toda a logística da chegada do vapor ao país.
 
Com o passar do tempo e o surgimento de outros vapores de grande porte, o Saldanha foi perdendo espaço para as novidades e transformações culturais. De acordo com a diretora do Museu de Juazeiro, Rosy Costa, em 1975 foi articulada uma operação com a meta de transportar o Vaporzinho para um espaço localizado na Orla I da cidade.

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS