PF realiza operação que investiga lavagem de dinheiro em licitações da Codevasf

Foto divulgação  PF

Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (20), a operação “Odoacro”, que investiga um esquema de lavagem de dinheiro envolvendo a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

De acordo com os policiais, uma investigação constatou a existência de um esquema no qual processos de licitação fraudulentos eram utilizados para desviar recursos públicos.

A Polícia Federal afirma que as mesmas pessoas e empresas de fachada repetem um modus operandi neste esquema de condutas identificadas em 2015, quando a Polícia Civil identificou uma associação criminosa para desvio de recursos públicos de um município maranhense.

“Após a referida operação policial, notou-se que o esquema criminoso não recuou, ao contrário, acabou crescendo exponencialmente nos anos posteriores, alterando, apenas, a origem da verba desviada – que passou a ser federal”, afirmou a PF, em nota.

A PF alega que foi descoberto que as licitações de “vultosos contratos com a Codevasf” sempre eram vencidos por pessoas jurídicas ligadas ao grupo.

“O líder desse grupo criminoso, além de colocar as suas empresas e bens em nome de terceiros, ainda possui contas bancárias vinculadas a CPFs falsos, utilizando-se desse instrumento para perpetrar fraudes e dificultar a atuação dos órgãos de controle”, acrescentou a PF.

No total, 80 policiais federais participaram da operação. “Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por fraude à licitação, lavagem de capitais e associação criminosa. Somadas, as penas podem chegar a 16 anos de prisão”, concluiu a PF.

Procurada pela CNN, a Codevasf afirmou, em nota, que não teve acesso à decisão judicial que autorizou a operação policial, “mas colabora com o trabalho realizado pelas autoridades policiais e proverá suporte integral às investigações”.

“A Companhia mantém compromisso com a integridade de suas ações e com a elucidação de fatos”, conclui o comunicado.

Com informações da CNN Brasil 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem