LEILÃO DO LULAPETISMO: Ciro diz que Lula ofereceu ministério para afastar Camilo do PDT

O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, disse em entrevista ao Poder360 que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu um ministério ao ex-governador do Ceará Camilo Santana (PT) para afastá-lo da aliança com o PDT no Estado.

Publicamente, líderes locais do PT dizem que a relação estremeceu com a escolha pelo PDT do ex-prefeito de Fortaleza (CE) Roberto Cláudio para disputar o governo estadual. Queriam que a atual governadora, Izolda Cela (PDT) –mais próxima dos petistas e, portanto, mais propensa a abrir palanque para Lula–, disputasse a reeleição.

O acordo original com o PT era que Camilo concorresse ao Senado ao lado do candidato do PDT ao governo. Aliados desde 2006, os partidos têm neste ano como principal adversário o deputado Capitão Wagner (União Brasil), próximo do presidente Jair Bolsonaro (PL) e líder nas pesquisas.

Com o risco de rompimento da aliança, cresce a tendência de o diretório cearense do PT, comandado pelo deputado José Guimarães, construir uma chapa majoritária separada do PDT e em conjunto com o ex-presidente do Senado Eunício Oliveira (MDB).

“Para minha surpresa o Lula foi ao Ceará –como já tinha ido ao Maranhão, como já foi no Rio Grande do Norte, como ainda está indo ao Rio de Janeiro–, e convidou o Camilo Santana para ser ministro. A partir daí, tudo mudou. Nós nunca mais tivemos condições leais de conversar. Se instalou um ambiente de intriga, de prepotência, de vaidade, de recados grosseiros pelos jornais”, afirmou Ciro Gomes em entrevista ao Poder360.

Procurada, a equipe de Lula negou que o ex-presidente tenha convidado Camilo Santana para integrar seu eventual governo. Disse que o único nome definido é o de Geraldo Alckmin (PSB) como vice-presidente. Demais nomes só serão definidos depois do resultado das eleições.

A equipe de Camilo Santana não respondeu até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto.

Ao Poder360, Ciro disse que a escolha de Roberto Cláudio para a disputa ao governo não visa preterir o nome apoiado pelo PT, mas, sim, lançar o candidato com mais chances de vitória contra o aliado de Bolsonaro.

“A pesquisa é devastadora. Nós temos todos os pré-candidatos perdendo para o Capitão Wagner que é o candidato do Bolsonaro no Ceará. Só que o Roberto Cláudio perde por 4 pontos, ou seja, está no empate dentro da margem de erro. A governadora Izolda, que é uma pessoa de grande virtude, perde por 22 pontos e nós temos que decidir. Infelizmente um só seria escolhido”, afirmou Ciro. 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem