INCLUSÃO: Pacientes com deficiência recebem novas próteses pelo Centro de Reabilitação de Juazeiro

Pacientes com deficiência física cadastrados no Centro Regional de Reabilitação, Prevenção e Inclusão Social (Cerpris) de Juazeiro para receber equipamentos auxiliares para locomoção puderam estampar um sorriso no rosto nesta segunda-feira (25). O local recebeu pessoas que necessitavam de Órtese, Prótese ou Meios Auxiliares de Locomoção (OPMs) para a entrega desses equipamentos ou para a realização do molde do material.

Camile Vitória, de 18 anos, utiliza prótese desde os 5 anos de idade. A jovem sofria com o equipamento velho e bastante danificado. Mas prestes a receber uma nova prótese, voltou a se alegrar. “Estava me incomodando muito, estava velha, mas vim fazer meu molde e fui muito bem recebida aqui no Cerpris e estou muito feliz, porque vou poder caminhar melhor”, destacou a jovem

Os equipamentos são adquiridos com um recurso federal destinado para esta finalidade. “Isso é um recurso do governo federal que a gente recebe e que nesta gestão está sendo bem utilizado, com a atenção da prefeita Suzana Ramos e do secretário de Saúde, Fernando Costa. Anteriormente, este recurso não era utilizado para compra das OPMs. Antes muita gente só conseguia os equipamentos judicialmente”, destacou a diretora do Cerpris, Verônica Pesqueira.

Dona Tânia estava há 7 anos aguardando pelo equipamento para ajudá-la a andar, já que teve uma das pernas amputadas. “Quando vim no Cerpris fui muito bem atendida. Graças a Deus hoje eu tenho essa prótese. Nem sei andar mais de muleta, sou dona de casa, agora tenho minha perna e estou muito alegre com isso”, disse.

De acordo com a fisioterapeuta do Cerpris responsável pelas OPMs, Marcela Cirne, cerca de 20 pacientes estiveram na instituição para prova de material, ajuste e para medida das órteses e próteses. “Muitos usuários felizes com todo esse processo de aquisição desse material que estava na lista de espera. Tivemos também a entrega de materiais como cadeiras de rodas e órteses que já tinham sido realizadas a medida e o molde. Foi um dia muito importante para o serviço, já que esses materiais melhoram bastante a qualidade de vida das pessoas com deficiência do nosso município e região”, destacou a fisioterapeuta do Cerpris.

Cerpris

O Cerpris atende 28 municípios da macrorregião norte da Bahia. A unidade fornece cadeiras de rodas aos pacientes e pessoas cadastradas, bem como fornece outros materiais que auxiliam na locomoção como órteses, próteses, cadeiras de banho, muletas, entre outros. O Cerpris fica localizado na Rua José Araújo, nº 205, bairro Santo Antônio (próximo à Delegacia da Mulher) e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O telefone para contato é o (74) 3612-1866.


Texto: Amanda Franco – Ascom Sesau PM

Fernanda Barros – Secretária de Comunicação PMJ

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem