Gestores de escolas municipais de Juazeiro que ofertam ‘Técnicas Agrícolas' participam de momento formativo

Gestores, vice-gestores e professores de escolas da rede municipal que ofertam a disciplina de ‘Técnicas Agrícolas' entre os componentes curriculares, participaram, nesta terça-feira (26), de uma formação promovida *pela* Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc). A ação integra as atividades do Programa Despertar, que é desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/BA).

Na reunião, foi discutida uma série de atividades que beneficiarão os estudantes *e a* comunidade local. O tema norteador do projeto este ano é “Educação Empreendedora e Cooperativismo: Práticas Sociais para a Vida em Comunidade”.

De acordo com Lusilêna Pires, coordenadora de Programas e Projetos Educacionais da Seduc, esse investimento na educação do campo é importante, pois promovendo conhecimento técnico e prático sobre agricultura, empreendedorismo e corporativismo, os jovens cuidarão bem do próprio lugar em que vivem. “Promover esta disciplina nas escolas é essencial para criar cidadãos conscientes e comprometidos com o meio ambiente”, salienta a coordenadora.

Teoria e prática

O professor Carlos Levy, da Escola Municipal Rural de Tempo Integral São José no NH-4, em Itamotinga, desenvolve a chamada ‘horta pedagógica’. “Já estamos produzindo rúcula, coentro, milho. Temos também nosso próprio sistema de irrigação”, explica o professor. 

Carlos Levy ressalta que quem faz o plantio e cuidado são os próprios alunos, que se empenham em ajudar. “Em ‘Técnicas Agrícolas’, nós desenvolvemos o que eles já trazem de suas comunidades e das experiências em família. Acredito que esses treinamentos promovidos pela Seduc dão suporte para melhorar ainda mais nosso trabalho com os alunos e com toda a comunidade”, finaliza o professor.

Texto: Elen Victória - Estagiária da Ascom/PMJ

Sob supervisão da Ascom PMJ

Fotos: Pedro Ângelo/PMJ

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS