Eleições deste ano terão maior eleitorado cadastrado da história do país

Foto: Carlos Moura - SCO/STF

Conforme anúncio feito pelo Tribunal Superior Eleitoral nesta sexta-feira (15/7), nada menos do que 156.545.011 brasileiros estarão aptos a votar nas eleições de outubro deste ano.

Segundo o presidente do TSE, ministro Edson Fachin, o número representa o maior eleitorado cadastrado na história do país, com um aumento de 6,21% em comparação com a última eleição presidencial, em 2018.

Desse montante, mais da metade (52,65%) do eleitorado apto a votar é composto por mulheres: 82.373.164, ante os 74.044.065 (47,33%) homens. 

O maior colégio eleitoral do país continua sendo o de São Paulo, com 22,16% de todos os eleitores. Em seguida, aparecem Minas Gerais (10,41%) e Rio de Janeiro (8,2%).

O número de jovens que tiraram o título de eleitor também aumentou. Mais de 2,1 milhões de brasileiros entre 16 e 17 anos obtiveram o documento, 700 mil a mais do que em 2018.

"Os dados que divulgamos demonstram a pujança cívica da cidadania no Brasil", disse Fachin. "Portanto, é com essa perspectiva de organizar as eleições, que são essenciais para o Estado democrático de Direito, que o Tribunal Superior Eleitoral torna público o resultado final da sistematização do cadastramento eleitoral no Brasil". 

Com informações ad Revista Consultor Jurídico

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem