CHESF alerta para possível aumento na vazão do reservatório da Usina Hidrelétrica de Sobradinho

Barragem de Sobradinho -Bahia - Foto: G7-Petrolina

Da Redação

Segundo informações da  Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), a vazão do reservatório da Usina Hidrelétrica de Sobradinho deverá ser aumentada  para 1.600 m³/s a partir da segunda quinzena de julho. No momento a usina  mantém uma média diária de 1.200 metros cúbicos por segundo (m³/s).

Ainda de acordo com a Chesf, a vazão foi definida em reunião coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA realizada na última terça-feira (5). Na ocasião, também ficou definido que a UHE de Xingó deve permanecer no patamar ora praticado de vazões médias diárias de 1.100 m³/s, com possibilidade de elevação para até 1.600 m³/s, a depender do comportamento da geração eólica e das necessidades de atendimento ao Sistema Interligado Nacional – SIN.

Em nota a companhia diz ser Importante observar que a elevação de vazão registrada recentemente no Baixo São Francisco ocorreu em virtude das chuvas na região situada a jusante da UHE Xingó, não tendo relação, portanto, com a vazão praticada pela referida Usina. 

A Chesf também sinaliza para a importância da não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio, visto que em condições emergenciais, a exemplo da necessidade de maximização de geração para atendimento ao SIN, as usinas de Sobradinho e Xingó têm a capacidade de turbinar vazões da ordem de 4.200 m³/s e 3.000 m³/s, respectivamente.

 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem