UM OLHAR SOCIAL: Estudantes bolsistas realizam sonho de cursar Medicina na Estácio-IDOMED Juazeiro (BA)


Bolsas integrais garantem que alunos que não podem pagar estudem em faculdade particular

Cursar Medicina é o sonho de muitos jovens estudantes. O curso superior na área de saúde é o mais concorrido do país. Não é para menos. Além de proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas, curar doenças e salvar vidas, estão entre os atrativos que permeiam as intenções dos estudantes na hora de decidir o futuro profissional. Isso sem falar na remuneração e o prestígio que a profissão traz.  

Ingressar em uma faculdade exige esforço e dedicação aos estudos, mas apenas isso pode não ser o suficiente. Muitos jovens acabam abrindo mão da vocação porque não podem custear os estudos em uma faculdade particular. No IDOMED, vinculado à Unidade da Estácio em Juazeiro-BA, os estudantes podem concorrer a bolsas integrais para cursar Medicina. Foi assim que Guilherme Castro conseguiu conquistar uma vaga, no semestre passado. 

“Cursar medicina é um desejo que tenho desde cedo, portanto, tem sido bastante satisfatório desfrutar desse privilégio. O modelo de ensino que une teoria e prática desde o início do curso é um dos fatores que me deixa mais contente com a faculdade, além de poder contar com professores capacitados e uma ótima infraestrutura. Graças a Deus tudo tem ocorrido bem”, relatou Guilherme.  

O jovem, que está no segundo período, diz que pretende ser um excelente médico generalista e, a partir da vivência profissional, escolher uma especialidade médica. “Quero ser mais que um bom profissional, ser reconhecido na minha área, sobretudo pelos meus pacientes e oferecer um atendimento individualizado, humano, com excelência nos métodos e exímio na técnica.” 

Valber Maniçoba é outro jovem bolsista da instituição. Ele cursa o 2º ano de Medicina e explica que esta é uma oportunidade gratificante. “É a realização do meu sonho, né? Sabe quando você percebe que está onde deveria estar? Eu me sinto assim no curso de medicina! Eu ainda não decidi que caminho seguir em residência, mas gostei muito de tudo que vi e estudei até agora.” 

Camila Coelho ingressou no curso de medicina no ano 2020, também selecionada como bolsista integral. “Tem sido uma experiência maravilhosa, enriquecedora e cheia de muito aprendizado. Sou extremamente grata por essa oportunidade que o Idomed me concedeu, e faço de tudo para aproveitar da melhor forma”, fez questão de relatar.

A futura médica diz que deseja se formar e trabalhar por um tempo ajudando a cuidar de quem precisa, conseguir sua independência e poder ajudar a própria família. “Depois, vou fazer uma residência, que não sei ainda qual será a área, pois quero me tornar um profissional de qualidade, que seja reconhecida pelo meu trabalho.” 

Quem também almeja em atuar no Sistema Único de Saúde é a estudante Maria Helena Carvalho, que foi a primeira colocada na seleção de bolsista mais recente, realizada este ano. “Pretendo atuar no SUS, pois acredito que tenho uma responsabilidade social a cumprir. Além disso, também almejo fazer residência médica em Obstetrícia ou Urgência e Emergência.” 

A estudante está no primeiro período e ainda vive a emoção de ter sido aprovada no curso de Medicina. “Tem sido a realização de um sonho, não só para mim, como para a minha família também, pois sou a primeira a conseguir ingressar no curso de medicina. Conquistar a bolsa de estudos foi uma grande oportunidade, da qual me orgulho muito de ter conquistado.” 

A cada semestre, o IDOMED lança em Juazeiro o processo seletivo para o ingresso de bolsistas integrais no curso de Medicina. Para participar, além do candidato precisar ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (são aceitas as notas de qualquer um dos exames realizados nos últimos cinco anos), este deverá atender aos critérios estabelecidos em edital normativo, como: ter nascido e ser morador dos municípios de Juazeiro – BA ou Petrolina – PE, não ter diploma de curso superior, ter renda familiar mensal que não exceda o valor de até 1,5 salário-mínimo por pessoa e ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral.

A classificação leva em conta as maiores notas do ENEM e os critérios de desempate serão pelas notas nas provas de Ciências da Natureza, Matemática e nota de Redação, respectivamente.

Texto e foto: Assom/IDOMED

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem