Governo revê meta e reduz corte na verba destinada às universidades federais de 14,5% para 7,2%

27 universidades brasileiras entre as melhores do mundo- Foto reprodução

O ministro da Educação, Victor Godoy, disse em seu perfil no Twitter na 6ª feira (3.jun.2022) que o corte na verba destinada às universidades federais será de 7,2%, e não mais de 14,5% como o governo havia informado em 27 de maio. Assim, cerca de 50% dos R$ 3,2 bilhões da verba para despesas de custeio e investimento para 2022 que haviam sido bloqueados serão liberados. As informações são do Poder 360.

O governo havia estabelecido um corte para a pasta no Orçamento de 2022. O motivo seria atender ao teto de gastos, afetando todos os órgãos do ministério, como institutos e universidades federais.

Eis a publicação do ministo:

Reprodução/Twitter

Tweet do ministro da Educação, Victor Godoy

O valor de R$ 3,2 bilhões correspondia a um bloqueio de 14,5% no orçamento discricionário -recurso que cada instituição de ensino pode definir como utilizar- de cada universidade, instituto ou entidade ligada ao MEC.

Os recursos discricionários englobam investimentos e despesas, como o pagamento de bolsas e auxílio estudantil, contas de água e telefone, contratos de segurança e manutenção.

Despesas fixas como salários e aposentadorias de professores estão excluídas do orçamento discricionário.

 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem