COVID-19: Secretaria de Saúde de Juazeiro ressalta a importância do reforço na vacinação e destaca locais de aplicação

Mais de 462.600 doses da vacina contra a Covid-19 já foram aplicadas pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau). A vacina é a principal forma de prevenção da doença, que ainda está presente na sociedade. A Secretaria de Saúde de Juazeiro reforça a importância da vacinação, principalmente das doses de reforço (3ª e 4ª doses) para evitar o agravamento da doença.

De acordo com o secretário de Saúde, Fernando Costa, a vacinação tem se mostrado eficaz no combate à Covid-19. As pessoas com o esquema vacinal em dia, com todas as doses, estão apresentando sintomas leves da doença quando contraem o vírus. “O município já está vacinando contra a Covid-19 há mais de um ano, seguindo todos os protocolos e orientações do Ministério da Saúde. Temos notado que, cada vez mais, que a vacinação avança, o agravamento das pessoas acometidas pelo novo coronavírus tem diminuído. Mas é preciso que quem já está no prazo para tomar sua segunda dose, dose de reforço ou quarta dose, que busque um dos nossos pontos para reforçar a imunização”, disse.

Locais de vacinação

Atualmente a vacinação contra a Covid-19 em Juazeiro está sendo realizada de forma ampliada nas Unidades Básicas de Saúde Penha/Jardim Vitória, Jardim Flórida, Maringá, Palmares, Quidé, Santo Antônio, Alto da Aliança, Caic, CSU, Dom Tomás, João XXIII, Antônio Guilhermino, João Paulo II, Residencial Juazeiro, Tabuleiro, Alagadiço, Alto da Maravilha, Angari,  Novo Encontro, São Geraldo e Vila Jacaré. A vacinação deverá ocorrer no horário de funcionamento das UBSs. Na zona rural também é realizada mediante organização da equipe da unidade junto à comunidade.

Além destas UBSs, também há vacinação contra a Covid-19 nos pontos estratégicos Juá Garden Shopping, das 10h às 16h e na Uneb e Unibras, das 8h30 às 14h.

Os locais possuem primeira dose e segunda dose a partir de 5 anos, dose de reforço a partir de 12 anos e quarta dose para população imunossuprimida, pessoas a partir de 40 anos e trabalhadores da saúde. O intervalo da dose de reforço é de 4 meses em relação à segunda dose. O intervalo da quarta dose é de 4 meses em relação à dose de reforço.

Documentos

É preciso levar RG, CPF ou cartão SUS e cartão de vacina. Pessoas imunossuprimidas precisam levar original e cópia do laudo médico. Profissionais de saúde precisam apresentar documentos que comprovem o vínculo profissional ativo. Crianças devem estar acompanhadas do pai ou da mãe. No caso de estar com outro responsável, é necessário que pai ou mãe emita uma autorização impressa e assinada.

Vacinômetro

O município de Juazeiro atingiu 99% da população estimada com 5 anos ou mais vacinada com a primeira dose contra a Covid-19. Deste público, 89% recebeu a segunda dose da vacina. 43% da população a partir de 12 anos do município recebeu a dose de reforço. A quarta dose em 12% da população a partir de 40 anos e imunossuprimidos.

 

Texto: Amanda Franco – Ascom Sesau PMJ

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem