CORONAVÍRUS: Diagnóstico de covid tem alta de 326% nas farmácias em maio


O número de testes com resultado positivo para covid-19 nas farmácias brasileiras aumentou 326% em maio, na comparação com abril. Foram 136.117 resultados positivos para a doença neste mês, ante 31.981 no mês anteriores. As informações são  de Lucas Mendes/Poder360.

Os dados são da Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias), e abrangem até o dia 29 de maio. O levantamento leva em conta os testes rápidos para covid. São considerados de sensibilidade menor, se comparados com os RT-PCR. Tem potencial de detecção de 95%, de acordo com a Fiocruz. Leia a íntegra do documento (93 KB).

A entidade também identificou aumento no percentual de diagnósticos de covid sobre o total de testes. Dos 549.225 exames feitos pelas 26 redes farmacêutica associadas no mês, em 24,78% o resultado foi positivo. Em abril foram 12,17% dos testes.

“A procura pelos testes aumentou 109%, mas o contingente de diagnósticos teve incremento de 326%”, disse Sérgio Mena Barreto, CEO da Abrafarma. “É um resultado desproporcional e que revela a resiliência da pandemia. A proximidade com a temporada de inverno, em conjunto com o relaxamento das medidas protetivas, pode agravar ainda mais esse quadro”, declarou.

Janeiro registrou um pico de 1 milhão de testes com resultado positivo para covid, por causa da variante ômicron. Desde então, os números vinham caindo mês a mês. A queda foi interrompida em maio.

A associação disse que desde abril de 2020, as farmácias brasileiras já fizeram quase 17,7 milhões de testes rápidos. Os resultados positivos somaram 4.022.625 (23%), contra 13.670.337 negativos (77%).

No país, a média móvel de casos de covid supera 20.000 há mais de uma semana. Segundo dados do Ministério da Saúde divulgados no sábado (4.jun) são 31.153.069 diagnósticos confirmados desde o começo da pandemia.

Os dados mostram uma tendência de alta na média móvel de casos, com variação de 115% em relação a duas semanas antes.

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS