Bombeiro realiza manobra de desengasgo e salva criança em fila de supermercado - Veja vídeo!

Foto reprodução

Era um dia de folga e o soldado BM Renato Júnior, do 6º Grupamento de Bombeiros Militar (6ºGBM/Porto Seguro) foi ao supermercado no município de Eunápolis, onde reside com a família. Já passava das 20h, quando, na fila do caixa ele percebeu uma movimentação estranha. Se aproximou para verificar o que acontecia e visualizou uma mãe desesperada com uma criança nos braços, no chão do estabelecimento comercial. A criança não conseguia tossir, chorar, nem respirar.

Pai de dois filhos, a primeira reação do bombeiro militar foi pegar a criança nos braços. “Ele já estava com o corpo molinho e observei que se tratava de uma obstrução total, no qual a pessoa fica incapaz de respirar. Foi tudo muito rápido, a partir do momento que entendi o que acontecia, interferi iniciando a manobra de desengasgo. Coloquei a criança de barriga para baixo no meu antebraço, com a cabeça um pouco mais baixa que o tórax e iniciei as tapotagens nas costas”, explicou o soldado BM Renato.

Na segunda tapotagem ele pôde observar a criança expelindo o alimento que obstruía suas vias aéreas. “Era um amendoim. Virei o menino de volta, confirmei que ele estava respirando normalmente e o entreguei à sua mãe. Foi uma emoção especial poder ajudar uma criança, sou pai de dois filhos, o Renato Neto de 9 anos e o Guilherme de 2 anos, cheguei em casa muito feliz contando para o mais velho que o papai tinha ajudado a salvar um neném”, completou o bombeiro.

A ocorrência aconteceu na última segunda-feira (6), mas as imagens foram divulgadas pela rede de supermercado apenas neste sábado (11). É muito comum crianças se engasgarem com alimentos ou aspirando algum objeto, como brinquedos pequenos. Por isso, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) orienta que pais, cuidadores e professores aprendam a realizar as manobras de desengasgo. Também é importante que mantenham a calma, e entrem em contato com o CBMBA através da central193 ou com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192.

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem