Pacientes em tratamento do câncer recebem atendimento especializado em Petrolina. Ambulatório faz parte da parceria entre IDOMED Juazeiro e Hospital Dom Tomás

Quem luta contra o câncer na região do Vale do Submédio São Francisco passou a contar com o tratamento em um ambulatório específico de Cuidados Paliativos, que é ofertado  no Hospital Dom Tomás (HDT), em Perolina, no Estado de Pernambuco. O Cuidado Paliativo é reconhecido como uma forma inovadora de assistência à saúde e ganhou, nas últimas décadas, espaço no Brasil.

O atendimento diferencia-se, fundamentalmente, da medicina curativa por focar no cuidado integral, através da prevenção e do controle de sintomas para todos os pacientes que tratam doenças graves.

O HDT é referência no tratamento do câncer na região e atende pacientes de municípios que integram a Rede PEBA, sigla que faz referência aos dois estados vizinhos, Pernambuco e Bahia. Atualmente, apenas pacientes atendidos no HDT passam pelos cuidados do ambulatório de Cuidados Paliativos. São pacientes diagnosticados, na maioria dos casos, tardiamente, que apresentam poucas chances de cura. No local, eles recebem um atendimento diferenciado, realizado por uma equipe multidisciplinar.

O ambulatório, que funciona nas terças e sextas-feiras, é coordenado pelo médico Welberton Dias, especialista em Cuidados Paliativos e professor do curso de Medicina do IDOMED – Juazeiro, e conta com o apoio dos estudantes no atendimento aos pacientes. “A implantação do ambulatório no segundo semestre de 2021 trouxe mais conforto e uma atenção ainda maior para os pacientes que tanto precisam. Proporcionar aos nossos alunos de medicina esse contato, é ensinar na prática a importância do atendimento humanizado”, afirma o professor Welberton Dias.

Além do aprendizado no ambulatório, os estudantes também acompanham a área de cirurgia oncológica no hospital, acompanhados da médica e docente do IDOMED, Sandra Lodi. “Por meio da experiência de acompanhar as consultas e cirurgias de pacientes com patologias oncológicas, passíveis de tratamento cirúrgico, é possível  dar a base que os alunos precisam aprender sobre o tratamento multiprofissional do paciente cirúrgico e com câncer”, completa a professora Sandra Lodi.

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem