OPINIÃO: Vida de goleiro - Quem nunca falhou, que atire a primeira pedra

Por: Taciano Gustavo Medrado Sobrinho

Deixei baixar a poeira e os ânimos se acalmarem para poder emitir a minha opinião nesse editorial sobre o gol sofrido pelo bom e futuroso goleiro do Flamengo, Hugo, aos 45 minutos do segundo tempo contra o Ceará na tarde/noite de sábado(14).

Sempre digo e reafirmo, que vida de goleiro não é fácil, pra não dizer ingrata, pois ele pode passar de herói a vilão em frações de segundos, basta uma falha que todas as dezenas de defesas fantásticas e salvadoras será esquecida, afinal,  para o torcedor não importa os 99%, tem que ser 100%, e nessa matemática cruel o 1% toma contornos drásticos, acusatórios e acachapantes.

Assisti na integra os 96 minutos de jogo (90 normais + 6 acréscimos) entre o Flamengo e o Ceará  e vi dois jogos diferentes, o do primeiro tempo com um rubro negro avassalador onde Hugo foi um mero expectador e o segundo tempo, nem tanto e nos últimos 30 minutos da partida recuou e aceitou a pressão do Vozão Ceará e a partir dai,  então, a figura do goleiro do Flamengo foi determinante para que o time da gávea não levasse gols e saísse derrotado da Arena Castelão. Contei no mínimo umas quatro chances reais de gol em favor do Ceará, mas que foram impedidas pelas excelentes defesas de Hugo que certamente poderiam levar o time carioca a derrota.

Mas veio o lance fatal, a única bola que Hugo não  conseguiu interceptar, uma falta cobrada com maestria por Nido Paraiba onde a bola enganou a todos, não só a Hugo , mas aos milhares de torcedores que estavam no estádio aos milhões que assistiam pela TV. Vida de goleiro é assim! Sai do céu para o inferno em segundos.

Quantas partidas de futebol já assistir nesses meus quase 61 anos de vida e quantas falhas já presenciei de grandes goleiros, os melhores do mundo. Quem não se lembra dos frangos de Waldir Peres, Leão, Taffarel , Dida , Zetti, etc..pela seleção brasileira?

Como vascaíno me lembro de um frangaço do jovem goleiro Mazaropi iniciando no Vasco ao engolir um frango de uma bola chutada do meio de campo pelo adversário no centro do gol e ele aceitou, depois se tornou um dos melhores goleiros do Brasil e conhecido como grande pegador de pênaltis, que lhe diga o craque e ídolo flamenguista Zico.

Certa feita participando das Agronomíades Nacional em João pessoa na Paraíba nos anos de 1984/85, eu integrava o time de campo da antiga FAMESF (hoje UNEB), como goleiro e depois de fazer torneio excelente , defendendo pênaltis e levando o time para a semi final , eis que acabei falhando em uma cobrança de falta quando pedi que não colocasse barreira e deixasse o tiro livre, tamanha estava confiante pelo que ja havia feito em campo, mas por infelicidade fui traído pelo chute e acabei deixando a bola entrar entre meu corpo e a trave esquerda. 

Segundo informações da Revista esportiva Lance, Hugo se pronunciou após a falha que resultou no segundo gol do Ceará no empate do Flamengo em 2 a 2, na Arena Castelão, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Através do Instagram, o goleiro reiterou que sabe da cobrança de todos os jogos no Fla, afirmou que se cobra todos os dias garantiu que jamais faltará vontade de sua parte para evoluir. Abaixo, confira o pronunciamento do camisa 45.

"Infelizmente não podemos voltar atrás e tentar reparar algo ou fazer diferente, não poder mudar o nosso resultado hoje, mas como foi doloroso um empate com sabor de derrota, da forma que foi, depois de uma atuação muito boa tanto minha, quanto da minha equipe, e um lance que infelizmente mudou tudo, mas jamais vai faltar a vontade de evoluir!!!

Estou no Flamengo desde criança e sei da grandeza única que esse clube tem e da cobrança que temos todos os jogos. Eu me cobro todos os dias, sou um dos primeiros a chegar e um dos últimos a sair. Minha vida é moldada no meu trabalho pelo Flamengo, por isso sei o tamanho e a responsabilidade de representar esse clube."

Mas assim como todos os grandes goleiros da história do futebol que ja falharam e deram a volta por cima, com Hugo, não será diferente e ainda veremos brilhar em grandes clubes pelo /brasil e pelo munido afora. 

È só questão de tempo e amadurecimento !

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem