NOTÍCIAS DA GUERRA: Rússia ataca leste da Ucrânia; cidade enterra mortos em vala comum


Por Pavel Polityuk e Max Hunder

KIEV/KRAMATORSK, Ucrânia (Reuters) - Forças russas atacaram nesta quarta-feira cidades-gêmeas controladas pela Ucrânia na região de Donbas, que agora é o foco da guerra, ameaçando fechar a última rota de fuga importante para civis travados no caminho de seu avanço após três meses de conflito.

Depois de não conseguir tomar a capital da Ucrânia, Kiev, ou sua segunda principal cidade, Kharkiv, a Rússia está tentando assumir o controle total de Donbas, composta por duas províncias do leste que Moscou reivindica em nome de separatistas.

A Rússia enviou milhares de soldados para a região, atacando de três lados em uma tentativa de cercar as forças ucranianas que resistem na cidade de Sievierodonetsk e sua gêmea Lysychansk. A queda destes locais deixaria toda a província de Luhansk sob controle russo, um objetivo-chave da guerra lançada pelo Kremlin.

A polícia de Lysychansk está coletando corpos de pessoas mortas para enterrá-los em valas comuns, disse o governador regional de Luhansk, Serhiy Gaidai. Cerca de 150 pessoas foram enterradas em uma vala comum em um distrito de Lysychansk, acrescentou.

Oleksiy Arestovych, assessor da Presidência da Ucrânia, disse que o "Exército russo está tendo algum sucesso tático que ameaça se tornar um sucesso operacional na direção de Lysychansk e Sievierodonetsk".

Sievierodonetsk e Bakhmut, uma cidade a sudeste, correm o risco de serem cercadas, afirmou Arestovych. "É possível que os assentamentos sejam abandonados, é possível que tenhamos grandes perdas."

Famílias de pessoas enterradas em valas comuns poderão realizar um novo enterro após a guerra, e a polícia está emitindo documentos que permitem aos ucranianos obter certidões de óbito para entes queridos, disse o governador Gaidai.

A estrada principal de Sievierodonetsk estava sendo bombardeada, mas a ajuda humanitária ainda estava chegando, informou Gaidai em um comunicado anterior. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse que as tropas russas "superam em muito o nosso número" em algumas partes do leste.

A Reuters não conseguiu confirmar de forma independente os relatos do campo de batalha.

Enquanto Moscou busca solidificar seu domínio sobre o território que conquistou, o presidente Vladimir Putin assinou um decreto simplificando o processo para residentes de distritos recém-capturados adquirirem cidadania e passaportes russos.

Mais ao norte, duas pessoas foram mortas e sete ficaram feridas pelo bombardeio da artilharia russa na cidade de Balakliya, na região de Kharkiv, disse um assessor de seu governador no Facebook.

A Rússia também tem como alvo o sul da Ucrânia, onde autoridades disseram que bombardeios mataram um civil e danificaram dezenas de casas em Zaporozhzhia e mísseis destruíram uma instalação industrial em Kryviy Rih.

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem