MORDENDO A PROPRIA LINGUA: Alckmin já disse que teto foi criado porque PT quebrou governo


Por: Mariana Haubert/Poder360

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB), hoje vice na chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou em 2018 que o teto de gastos públicos foi criado porque o PT “quebra o governo para garantir reeleição”. 

“Fui perguntado hoje sobre a PEC do Teto de Gastos Públicos. A regra não precisaria existir se não houvesse o PT, que quebra o governo para garantir a reeleição. No meu governo em São Paulo, não precisamos da PEC para cortar desperdícios e manter as contas em dia mesmo durante a crise”, escreveu Alckmin em seu Twitter em 27 de agosto de 2018. 

Lula voltou a defender nesta 4ª feira (11.mai.2022) o fim do teto de gastos caso seja eleito presidente da República. A declaração foi dada durante encontro com reitores de universidades, na Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais. 

Não haverá teto de gastos no nosso governo. Não que eu vá ser irresponsável, gastar para endividar o futuro da nação. É porque nós vamos ter que gastar aquilo que é necessário na produção de ativos produtivos, de ativos rentáveis, e a educação é um ativo rentável. É a coisa que dá o retorno mais rápido para que a gente possa produzir. Quem vai derrubar o gasto com relação ao PIB, é o crescimento econômico”, disse Lula no evento.

O teto de gastos limita o crescimento das despesas públicas do governo federal à inflação do ano anterior. A regra foi criada em 2016, na gestão de Michel Temer.

A publicação de Alckmin tem sido usada por bolsonaristas para mostrar que o ex-integrante do PSDB era crítico de Lula e do PT. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro, por exemplo, compartilhou nesta 5ª feira a imagem do tuíte de Alckmin e o vídeo de Lula sobre o tema. “O chuchu do passado veio para deixar um recado para o chuchu do futuro!”, escreveu. O termo “chuchu” é referência ao apelido de Alckmin.


Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem