JUAZEIRO-BAHIA: Mutirão contra o mosquito Aedes aegypti estará em Carnaíba do Sertão neste sábado

Para intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, os moradores do distrito de Carnaíba do Sertão irão receber neste sábado (7) um mutirão da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau). As equipes dos Agentes de Endemias estarão circulando pelas residências do distrito fiscalizando possíveis focos de proliferação do mosquito e orientando a população de como combater o transmissor de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Endemias, Núbia Almeida, as ações de combate ao Aedes estão intensificadas no município, tanto na zona rural quanto na zona urbana. “Nossas equipes estão circulando pelo município. Pedimos que a população receba nossos agentes e que também fique atenta às próprias residências, pois muitos focos são encontrados dentro das casas”, destacou.

Cerca de 100 pessoas participarão do mutirão. As equipes começarão a circular em Carnaíba do Sertão a partir das 8h e farão as inspeções e o trabalho educativo durante toda a manhã.

Outras ações

No último sábado (30), o mutirão contra o mosquito Aedes aegypti esteve no bairro Argemiro e circulou em casas como a de dona Ana Santana Silva, que aprovou o trabalho dos agentes comunitários. “Os trabalhos dos Agentes de Endemias foram fundamentais, pois essa ação veio para as pessoas se conscientizarem também sobre manter os cuidados necessários para evitar focos do mosquito. Um trabalho muito bom, gostei demais”, disse.

Fumacê e pulverização

A Prefeitura de Juazeiro também está realizando ações de pulverização tanto com o tratamento espacial Ultra Baixo Volume (UBV) quanto com a circulação do carro fumacê, em parceria com a Secretaria de Saúde da Bahia. Os carros estão circulando em horários estratégicos pela manhã e também entre o final da tarde e início da noite. “Quando chega o resultado do laboratório, o Núcleo de Endemias vai ao local onde teve o resultado positivo e faz o bloqueio com a bomba costal, realizando pulverização espacial em um raio de 100 a 300 metros, deste modo, eliminando o mosquito adulto”, disse o diretor de Vigilância em Saúde, Djalma Amorim.

Dengue Zap

A Prefeitura de Juazeiro também disponibilizou um número de WhatsApp para receber informações sobre possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. O contato do ‘Dengue Zap’ é (74) 9 8827-9832. Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e recebe apenas mensagens. “É preciso que a população informe dados importantes como o endereço completo com nome da rua, bairro e número do imóvel, ponto de referência e um telefone para contato. Às vezes o servidor que é designado para o serviço vai ao local, mas não encontra uma pessoa responsável no momento ou mesmo não consegue chegar ao endereço indicado por falta de algumas informações básicas”, disse o supervisor do Núcleo de Endemias, Diego Alves da Silva.

 Ascom Sesau PMJ


Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS