ELEIÇÕES 2022: Imbróglio petista em Minas Gerais impede de sacramentar palanque para Lula

                         Lula  (PT)                                                  Alexandre Kalil(PSD)

Os petistas de Minas Gerais já não contam com a possibilidade de um acordo costurado localmente com o PSD para sacramentar o palanque do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Estado. As informações são de Fabio Spechoto/Poder360.

A expectativa é que a negociação agora seja entre os dirigentes nacionais dos 2 partidos. Não haveria mais o que fazer em nível estadual. 

O PT nacional se interessa pela negociação em solo mineiro porque o Estado tem 15,7 milhões de eleitores. Só São Paulo é mais importante para a eleição presidencial.

Lula e o pré-candidato do PSD ao governo de Minas Gerais, Alexandre Kalil, ensaiam uma aliança. Mas há uma disputa por espaço entre as legendas impedindo o acerto de sair.

O PT quer lançar o deputado federal Reginaldo Lopes, líder do partido na Câmara, como candidato a senador.

O presidente do PSD mineiro, senador Alexandre Silveira, também quer disputar o cargo e não aceita que o PT lance Reginaldo nem se a Justiça Eleitoral liberar 2 candidatos ao cargo na mesma chapa.

A hipótese de uma aliança informal entre Lula e Kalil também tem pouco apelo. Sem PT e PSD coligados no Estado, o Kalil teria menos tempo de TV e, consequentemente, menos condições de eleger deputados aliados.

O presidente do PSD, Gilberto Kassab, não quer dar apoio nem a Lula, nem a Jair Bolsonaro (PL) no 1º turno.

Seu partido tem diretórios mais próximos dos petistas e outros mais próximos do presidente. Apoio a um dos principais pré-candidatos no 1º turno poderia rachar a legenda.

Kassab procurou um nome para lançar como candidato ao Planalto, mas o mais provável é que libere os diretórios estaduais para apoiarem quem preferirem.

O PT nacional, porém, ainda não desistiu de atrair o PSD. Petistas avaliam propor a Kassab entrar formalmente na coligação nacional de Lula sem forçar os diretórios estaduais a apoiarem o ex-presidente.

A lógica seria assegurar mais tempo de propaganda na TV para Lula sem que os pessedistas próximos de Bolsonaro precisassem apoiar petista.

Em contrapartida, o PT toparia ceder espaços ao PSD nos Estados –a própria candidatura de Reginaldo, nessa hipótese, poderia ser reavaliada.

Lula esteve em Minas Gerais nesta semana. A expectativa era que lançasse a pré-candidatura do deputado ao Senado. Mas os petistas maneiraram na retórica para não romper de vez com Silveira.

Joga contra o ex-presidente o fato de a bancada federal do PSD mineiro ser pró-Bolsonaro.

Além disso, em Brasília, aliados de Bolsonaro estudam um jeito de inviabilizar definitivamente a aliança Lula-Kalil.

Uma das formas analisadas é transformar Silveira em líder do Governo no Senado e, assim, bolsonarizar a chapa do pré-candidato a governador.

Os petistas, por sua vez, apostam que Kalil só tem chances de vencer o atual governador, Romeu Zema (Novo), se estiver com seu nome associado ao de Lula.

Os articuladores da candidatura de Lula querem fechar os apoios ao ex-presidente nos Estados até o fim de maio.

A última pesquisa PoderData mostra Lula com 42% das intenções de voto. Jair Bolsonaro vinha crescendo, mas estacionou nos 35%. A eleição é em 2 de outubro.


Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem