AEDES AEGYPTI: Moradores de Carnaíba do Sertão recebem e aprovam mutirão de combate ao mosquito realizado pela Prefeitura de Juazeiro

Foto: Samuel Ferreira

Neste sábado (7), uma grande equipe de agentes de endemias e agentes comunitários de saúde da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) realizou um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti no distrito de Carnaíba do Sertão. A ação teve o objetivo de eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti e orientar a população sobre os cuidados que as pessoas devem ter para evitar a proliferação do mosquito.

Dona Sebastiana Martinha mora na área central de Carnaíba e disse que toma todos os cuidados dentro de casa, pois tem muito medo de encontrar focos do mosquito. Mas mesmo vigilante, ela e toda a família tiveram chikungunya. “Não deixo água parada de jeito nenhum. Mas se o vizinho deixar é complicado”, disse.

Cerca de 80 profissionais circularam pelo distrito, vistoriando casas e terrenos baldios em busca de possíveis focos do mosquito. De acordo com o supervisor do Núcleo de Endemias, Diego Alves da Silva, o distrito tem notificado uma grande quantidade de casos suspeitos de dengue e chikungunya. “A gente escolheu Carnaíba por conta das notificações que chegaram ao sistema da Vigilância Epidemiológica. Em uma semana, foram mais de 50 notificações para dengue e chikungunya. Então a gente viu a necessidade de fazer este trabalho de rastreio aqui na comunidade para, de fato, identificarmos onde está o foco e fazermos a eliminação”, explicou Diego Alves.

Os agentes de endemias estiveram na casa de seu José Humberto Silva Araújo. O morador desconhecia algumas das orientações repassadas pelos agentes e já começou a colocar em prática. “Ela disse para emborcar tudo que possa guardar água para não deixar a água parada e deixar tudo limpo. Com certeza vou tomar mais cuidado em casa”, disse o morador.

Os agentes também passaram pela casa de Viviane Nery e a moradora aprovou a ação. “É bom para alertar os moradores, porque tem muita gente que não tem consciência de não deixar água parada, sempre colocar terra nos vasos para o mosquito não se instalar”, falou a moradora.

Bruna Oliveira está gestante, teve chikungunya e a filha de 10 anos de idade estava com dengue, mesmo a mãe tomando todos os cuidados dentro de casa. “A gente faz o possível aqui. Aqui na minha casa, água parada somente na caixa que fica em cima da casa e bem tampada. Possivelmente pegamos do mosquito vindo de outro lugar. O mutirão é uma ideia muito boa”, destacou a gestante de Carnaíba do Sertão.

Trabalho intensificado

A Prefeitura de Juazeiro está com o trabalho intensificado para combater os focos do mosquito, tanto na zona urbana quanto rural. “A gente está com mutirões pontuais todo final de semana em localidades com alto número de notificações de arboviroses. Durante a semana, as nossas equipes também estão circulando nessas áreas”, disse Diego Alves da Silva.

Porém, o supervisor do Núcleo de Endemias ressalta que é preciso participação da comunidade no combate ao Aedes aegypti, visto que 95% dos focos encontrados em Juazeiro, tanto na área urbana, quanto rural, estão dentro dos imóveis dos moradores. “As pessoas precisam ficar mais atentas aos seus quintais. Toda atenção é necessária neste e se houver a junção dos trabalhos dos agentes de endemias, junto com a ajuda da população, teremos a diminuição dos casos”, declarou.

Dengue Zap

A Prefeitura de Juazeiro também disponibilizou um número de WhatsApp para receber informações sobre possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. O contato do ‘Dengue Zap’ é (74) 9 8827-9832. Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e recebe apenas mensagens.

Ascom Sesau PMJ

Fotos: Samuel Ferreira

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS