TEMPO DE APRENDER: Estudantes da rede municipal de Juazeiro participam de avaliação para promoção de avanços no ciclo de alfabetização

Foto: Marcel Cordeiro - Ascom PMJ

A Escola Municipal Educandário João XXIII foi sorteada pelo Ministério da Educação (Mec) para aplicação da avaliação de impacto do Programa Tempo de Aprender, que visa articular ações eficazes para a alfabetização, voltado para professores, gestores e alunos do ciclo de alfabetização. Cerca de 50 estudantes dos 1º e 2º anos do ensino fundamental da unidade escolar participaram da primeira etapa do Programa, realizada nos dias 28 e 31 de março.

Foram executadas atividades de Língua Portuguesa, leitura e escrita com o intuito de conhecer as habilidades dos estudantes nas referidas áreas e promover o aperfeiçoamento dos processos de aprendizagem. Será realizada ainda, a segunda etapa do Programa Tempo de Aprender, no mês de outubro.

Carlos Eduardo Ribeiro da Silva tem 8 anos, é estudante da 2º ano do ensino fundamental e participou da avaliação. O aluno disse ter gostado de participar e destacou seu aprendizado. “Eu achei muito interessante essa prova. Perguntou sobre os gostos das pessoas, como a sua cor favorita, a comida. Aprendi que temos que ver qual é o nosso gosto, provar sempre cada alimento, o que a minha avó sempre fala, e aproveitar a vida antes que ela acabe”, explicou Carlos.

Com base nos resultados obtidos na Escola Municipal Educandário João XXIII, as escolas que aderiram ao Programa Tempo de Aprender contarão com a implementação de ações que visam  trazer melhorias para a qualidade do ensino e avanços no ciclo de alfabetização.

Formação e aperfeiçoamento

Para a realização da avaliação de impacto do Programa Tempo de Aprender, professores,  gestores escolares e coordenadores pedagógicos  da rede municipal participaram de uma série de formações continuadas online, desenvolvidas pelo Mec.

“A Prefeitura de Juazeiro aderiu ao Programa Tempo de Aprender por entender que ele permite o aperfeiçoamento do processo de alfabetização na cidade, além de valorizar os profissionais da área com a oferta de formação continuada para o desenvolvimento profissional desses educadores”, finalizou a coordenadora municipal do Programa, Neuraci da Costa.

Ascom/ Seduc/PMJ

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem