Prefeitura de Juazeiro promoverá formações continuadas em primeiros socorros para Rede Municipal de Ensino

foto: Ascom/Seduc/PMJ

A Prefeitura de Juazeiro, através das Secretarias de Educação e Juventude e de Saúde, irá desenvolver uma série de formações voltadas para a capacitação da comunidade escolar da Rede Municipal de Ensino, sobre primeiros socorros nas escolas. Nesta sexta-feira (01), foi realizada na Seduc uma reunião para alinhamento do projeto que será desenvolvido com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com previsão de lançamento no dia 27 de abril,  no canal Seduc Juazeiro-BA, no YouTube.

Participaram da reunião, a secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida; a Superintendente de Formação, Clemilda Dias; o Assessor Pedagógico, Salvador Alexandre; o Coordenador Médico do Samu, Franclen Carvalho; a Coordenadora de Enfermagem do Samu, Juliana Tupiná; e o condutor socorrista e membro do Núcleo de Educação do Samu, Flávio Santos.

O projeto que está em fase de estruturação visa ofertar as formações presenciais às quartas-feiras, ministradas pelo corpo técnico do Samu, para que os profissionais saibam como identificar e proceder com os primeiros socorros em casos de urgência e emergência nas escolas, até a chegada do Samu ao local. Inicialmente, as formações serão realizadas com gestores, coordenadores pedagógicos e secretários escolares e também está prevista a transmissão das atividades pela TV Escola Juazeiro.

De acordo com a secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida, o projeto faz parte de uma adequação à Lei municipal Karla Nayse, criada em homenagem a aluna do Colégio Municipal de Tempo Integral Paulo VI,  que faleceu em decorrência de uma crise convulsiva ocorrida na unidade escolar. Para Normeide, ofertar formações na área de saúde amplia o cuidado com os estudantes. "É preciso cuidar dos alunos e da escola observando os diversos aspectos envolvidos na rotina escolar. Essa parceria com a Sesau permitirá que os nossos profissionais desenvolvam habilidades para preservar a vida no ambiente de ensino, em situações de risco a saúde", explicou a titular da pasta. 

Já o coordenador do Samu, Franclen Carvalho, ressaltou que a ideia é levar o conhecimento em saúde tanto através das plataformas virtuais da Seduc, quanto por meio de práticas de simulação. "Inicialmente a ideia é levarmos através das plataformas virtuais da Seduc, como também por meio de práticas de simulação realistas. Os profissionais da educação irão em pequenos grupos para o Samu, para viverem uma simulação realística e aprenderem como identificar e conduzir até a chegada da equipe de socorro", explicou Franclen.
 
A iniciativa também prevê a oferta de formações para alunos e demais colaboradores da Rede Municipal de Ensino.

 Ascom/Seduc/PMJ

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificaçã

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS