OPINIÃO: PESQUISAS ELEITORAIS

Por: Roberval Souza Consultor Político - ABCO

Toda semana o brasileiro tem resultados de Pesquisas Eleitorais para Presidente do Brasil e para Governadores de estado. Os resultados são sempre contestados pelos apoiadores do atual Jair Bolsonaro e aplaudidos por quem apoia Luiz Inácio Lula da Silva, com números que empolgariam até observadores desinteressados.

As Pesquisas divulgadas são pesquisas Quantitativas que depois de elaboradas devem ser registradas no TSE, e que por força de lei, podem vir a ser questionadas por algum partido e terem sua divulgação proibida, desde que atestada alguma irregularidade. 

A Pesquisa que realmente alimenta as campanhas eleitorais é a chamada Pesquisa QUALITATIVA, pois estas colhem informações do eleitor de forma mais precisa sobre o que ele está pensando e o que está esperando de um candidato, e necessidades outras que podem vir a interferir no resultado da Eleição. 

Ao analisarmos as pesquisas publicadas nesta semana, ressaltando que as Quantitativas são apenas fotografias do momento, após a saída do ex- Juiz Sérgio Moro da corrida eleitoral para Presidente, é possível verificar que parte desse eleitorado voltou-se para o atual Presidente, ou seja, a terceira via no momento está quase sepultada. 

O fato para se contestar tanto as Pesquisas, consiste no grande número de pessoas que seguem e/ou participam dos eventos com a presença do atual presidente Jair Bolsonaro, surgindo o que está sendo chamada de Pesquisa Data Povo, logo, até a eleição vamos ter um número bem significativo de publicações de Pesquisas Eleitorais, agradando sempre a quem está na frente e desagradando o outro lado. 

Assim, antes de cantar vitória, comemorar ou apostar em resultado de uma Pesquisa, procure se embasar em Institutos de Pesquisa sérios, ver e/ou ouvir Especialistas que de forma isenta sabe analisar PESQUISAS, pois a fotografia do momento e/ou cenários numa campanha política podem mudar rapidamente, e isso até o dia da eleição. 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem