JUAZEIRO-BAHIA: Ação com agentes de endemias alerta sobre saúde do trabalhador

Mais de 120 agentes de endemias da Prefeitura de Juazeiro passaram nesta quarta-feira (27) por um treinamento acerca de saúde do trabalhador com a equipe técnica do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). O objetivo é conscientizar os servidores sobre a saúde do trabalhador. O evento faz alusão ao Abril Verde, mês de conscientização sobre segurança e saúde no trabalho.

Elivalto Batista trabalha há 17 anos como agente de endemias no município e circula por diversos locais do município. Com a rotina de atividades, o servidor já montou estratégias para não desenvolver problemas relacionados ao trabalho. “A gente procura locais que possam ter o lazer, para repor as energias e que isso não se torne uma doença relacionada ao trabalho. Esse evento é muito gratificante, porque muitos de nós têm uma vida corrida e sedentária e isso acarreta muitas situações que prejudicam a nossa saúde”, disse o servidor.

De acordo com a gerente do Cerest, Ana Cleide Dias, toda a população trabalhadora está exposta a algum tipo de acidente de trabalho ou a uma doença relacionada ao trabalho. “Temos aqui em Juazeiro profissionais que, no seu dia a dia, podem ter desgaste físico, como os agentes de endemias, por ser um trabalho minucioso, muitas vezes com postura incorreta e isso pode trazer desgaste físico”, destacou.

A ação informou sobre doenças, como a LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/ Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), que podem ser provocadas pela própria atividade profissional. Além da parte instrutiva, os agentes de endemias também participaram de uma ginástica laboral que, quando praticadas com frequência, podem amenizar desconfortos da rotina de trabalho.

Dados

O Cerest registrou em todo o ano de 2021, 198 casos relacionados a trabalho, envolvendo material biológico, acidente de trabalho, transtorno mental relacionado ao trabalho e intoxicação exógena. Em 2022, o Centro de referência recebeu até 27 de abril 99 notificações.

Fluxo de notificações de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho

Segundo a gerente do Cerest, em casos de acidentes relacionados ao trabalho, a população pode buscar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou o próprio Cerest que fica na Rua Cícero Feitosa, n° 16, bairro Alagadiço e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h. A população pode ir até o órgão ou entrar em contato pelo email: cerestjuazeiro@yahoo.com.br.

O Cerest é um local de atendimento especializado em Saúde do Trabalhador e a unidade de Juazeiro atende, além do município, outras nove cidades da região e possui equipe multidisciplinar com médico do trabalho, enfermeira do trabalho, psicóloga, fisioterapeuta, assistente social, técnico agrícola e agente de endemias.

 Ascom Sesau PMJ

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem