Sem título

Foto reprodução internet/Google

O deputado federal Daniel Silveira (União Brasil) pediu nesta 3ª feira (12.abr.2022) que a ação por declarações contra ministros do STF não seja julgada pelo próprio Supremo, mas pelo STM (Superior Tribunal Militar). As informações são de Tiago Angelo/Poder 360.

A solicitação foi enviada a Luiz Fux, presidente do STF. Nela, a defesa do deputado diz que a competência para julgar o caso é da Justiça Militar, já que Silveira foi enquadrado na Lei de Segurança Nacional. Eis a íntegra do pedido (562 KB).

“Em respeito ao devido processo legal, imparcialidade, ampla defesa e contraditório, bem como a vedação a Tribunal de Exceção, o que está sendo fomentado nesta ocasião, requer o declínio de competência do presente caso ao Superior Tribunal Militar”, diz a solicitação. O texto é assinado pelo advogado Paulo César Rodrigues de Faria.

A ação penal contra Silveira está marcado para ser julgada pelo STF em 20 de abril. Diz respeito a um vídeo divulgado pelo deputado em fevereiro de 2021 em que xinga e acusa ministros da Corte.

O pedido para enviar o caso à Justiça Militar foi feito 1 dia depois de Silveira solicitar a suspeição de 9 dos 11 ministros do Supremo. Só Nunes Marques e André Mendonça, nomeados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), ficaram de fora.

ENTENDA O CASO

Daniel Silveira é réu em ação penal no Supremo. A PGR acusa o deputado de agredir verbalmente e ameaçar ministros do STF; incitar animosidade entre as Forças Armadas e a Corte; e estimular a tentativa de impedir, com uso de violência, o livre exercício do Poder Judiciário. 

O congressista foi detido em 16 de fevereiro de 2021, por ordem de Alexandre de Moraes, depois de ter publicado um vídeo com xingamentos, acusações e ameaças contra integrantes da Suprema Corte. Silveira ficou quase 8 meses em prisão domiciliar, sendo monitorado com uma tornozeleira eletrônica.

Em novembro de 2021, o ministro Alexandre de Moraes revogou a prisão de Silveira e determinou medidas cautelares a serem adotadas pelo congressista, incluindo a proibição do uso de redes sociais e de manter contato com demais investigados no inquérito que apura a existência de suposta milícia digital.

Em março de 2022, Moraes determinou que Silveira voltasse a usar a tornozeleira eletrônica. Também proibiu o congressista de participar de eventos públicos, e só permitiu que ele saísse de Petrópolis (RJ), onde mora, para viajar a Brasília por causa do mandato.

A ordem para a volta do monitoramento atende a um pedido da PGR (Procuradoria Geral da República). Silveira descumpriu ordens da Corte que o proibiam de ter contato com outros investigados em inquéritos do STF, de usar redes sociais e de dar entrevistas. 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem