Cia Biruta abre inscrições para aulas gratuitas de teatro

A Cia Biruta de Teatro está com inscrições abertas para a turma 2022 do Núcleo Biruta de Teatro (NBT) até o dia 6 de maio. O projeto, que tem incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, através do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura, oferece aulas gratuitas de teatro para jovens na periferia de Petrolina. Para se inscrever, basta ter mais de 14 anos e ser residente da periferia da zona oeste de Petrolina. As inscrições são online, através do formulário eletrônico: https://forms.gle/krAwyLenCASXjD9p7.

O Núcleo Biruta é um grupo de experimentação cênica. Iniciativa desenvolvida e mantida pela Cia Biruta a fim de compartilhar suas experiências e construir um espaço de aprendizagem teatral em diálogo permanente com a ideia de comunidade. “Esse é um projeto que já acontece há mais de 7 anos. Durante esse período, buscamos sempre partilhar nossos conhecimentos do fazer teatral por meio de oficinas, estudos, leituras e montagens de espetáculos em que são relacionadas questões subjetivas e sociais dos jovens, partir da reflexão sobre suas identidades e os lugares que ocupam no mundo”, conta Cristiane Crispim, uma das fundadoras da Cia Biruta.

Também fundador da Cia Biruta, Antônio Veronaldo, explica que, durante os encontros, os alunos terão contato com os elementos e técnicas teatrais que fazem parte da vivência da Cia Biruta. “Iremos apresentar aos participantes exercícios e treinamentos para o ator/atriz, os princípios da antropologia teatral, a partir de matrizes gestuais de culturas populares do médio São Francisco, exercícios de modulação da energia do ator/atriz, a partir de elementos da natureza, e jogos de improvisação para criação de dramaturgias do corpo e de cenas", revela.

As aulas serão ministradas por Antônio Veronaldo, Camila Rodrigues, Cristiane Crispim e Letícia Rodrigues, todos integrantes do grupo teatral. As aulas acontecem de 15 de maio a 30 de outubro, sempre aos domingos, de 9h às 12h, no Cineteatro CEU das Águas – Estação da Cidadania, no bairro Rio Corrente, em Petrolina. Ao final do curso os alunos irão apresentar suas produções em uma mostra de cenas curtas, aberta para a apreciação da comunidade. Mais informações através do e-mail: birutaciadeteatro@gmail.com.

Núcleo Biruta de Teatro

Executado há mais de 7 anos pela Cia Biruta, o projeto vem facilitando o acesso e o contato mais próximo da periferia com o trabalho artístico teatral. Ao longo dessa trajetória foi possível montar espetáculos como ‘A Insurreição do Amor’ (2015), ‘Ponto Poético’ (2016), o premiado ‘Processo Medusa’ (2017), ‘Corpo Fechado’ (2019) e ‘Registro da Humanidade’ (2021). Este último um experimento cênico digital, criado a partir das provocações e reflexões trazidas pelos integrantes do Núcleo durante o processo de estudos e investigação poética que foi realizado de modo virtual.

Siga a Cia Biruta de Teatro nas redes sociais

Instagram: <https://www.instagram.com/ciabiruta/>

Facebook: <https://www.facebook.com/ciabirutadeteatro/?epa=SEARCH_BOX>

Youtube: https://www.youtube.com/ciabiruta

Spotify: Cia Biruta de Teatro

OFICINEIROS/AS:

Antonio Veronaldo, Camila Rodrigues, Cristiane Crispim e Leticia Rodrigues.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO:

25 de abril a 06 de maio

LINK DO FORMULÁRIO:

https://forms.gle/krAwyLenCASXjD9p7

PERÍODO DE REALIZAÇÃO:

15 de maio a 30 de outubro de 2022. Sempre aos domingos, de 09h às 12h

LOCAL DE REALIZAÇÃO:

Cineteatro da praça CEU das Águas - Estação da Cidadania (bairro Rio Corrente, Petrolina-PE)

REALIZAÇÃO:

Cia Biruta de Teatro

APOIO:

SEDUCE - Prefeitura de Petrolina

INCENTIVO:

Governo do Estado de Pernambuco – Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – FUNCULTURA GERAL 2019/2020

 Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem