JORNADA PEDAGÓGICA 2022: Professores da rede municipal se reúnem para construir novo currículo escolar para Juazeiro

Foto: Luan Medrado

Da Redação

Cerca de 1700 professores da rede municipal de ensino de Juazeiro se inscreveram para participar do "I Simpósio sobre a reconstrução do currículo municipal à luz da BNNC", promovido pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc). O evento que integra a Programação da Jornada Pedagógica 2022 “Educação: um ato de amor em um Novo Tempo”, foi realizado no campus Juazeiro, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), nesta quinta-feira (03), e reuniu profissionais de todos os segmentos atendidos na rede municipal de ensino.

Durante todo o dia, de forma escalonada e em comitês organizados por componentes curriculares, os professores foram apresentados às propostas por segmento, mediados por uma equipe de 26 formadores da empresa contratada para facilitar a reconstrução do currículo.  Os profissionais discutiram os componentes e tiveram a oportunidade de propor mudanças e conceitos teóricos e metodológicos que  irão compor o novo  currículo escolar.

A professora Enercina Nunes destacou a importância do Simpósio. “Está trazendo um novo embasamento, no qual teremos a oportunidade de participar da reformulação do nosso currículo. Nós iremos para a sala de aula com riqueza de conhecimento, onde iremos compartilhar com nossos alunos e trabalharemos de forma contextualizada com a nossa realidade local”, explicou Enercina.

Os comitês irão acompanhar o desenvolvimento da nova proposta de currículo municipal, que ainda passará por Consulta Pública para validação pela comunidade escolar, para posterior apresentação e oficialização. A nova proposta deverá contemplar as atualizações a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2018), bem como especificidades da cultura de Juazeiro.

A professora Neiliete Araújo reforçou a importância da valorização dos aspectos locais no ensino, também para a Educação Infantil. “A  reformulação do currículo vai trazer mais cultura, lendas, turismo para a nossa Educação Infantil”, acrescentou Neiliete, que atua com o segmento.

Marco na rede municipal

A secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida, ressaltou que a construção do novo currículo representa um importante momento na história da educação municipal, e destacou a importância da construção coletiva.

“Este trabalho será um guia e dará as orientações necessárias para toda a rede municipal de ensino sobre currículos e conteúdos para serem trabalhados durante os próximos dez anos. Isso viabilizará e fomentará uma educação mais concreta, visto que está sendo construída de forma coletiva”, explicou a titular da pasta.

Com informações de  Brena Souza – Assessora de imprensa da Seduc/PMJ

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS