HORRORES DA GUERRA: Unesco condena assassinato de jornalista dos EUA que cobria conflito na Ucrânia. Norte-americano foi atingido com tiro na cabeça disparado possivelmente por russos perto de um ponto de checagem de segurança

A diretora-geral da Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), Audrey Azoulay, condenou o ato no Twitter. “Eu condeno a morte de Brent Renaud. Jornalistas têm o papel crítico de fornecer informações durante um conflito e nunca devem ser um alvo. Eu peço respeito aos padrões humanitários internacionais, garantindo que jornalistas e outros profissionais de mídia sejam protegidos”. As informações são do site de notícias internacional A Referência.

Renaud atuou a serviço de vários meios de comunicação norte-americanos, incluindo as redes HBO e NBC e o jornal The New York Times. O fotógrafo Juan Arredondo, que trabalhava junto do jornalista na produção de um documentário sobre refugiados, para a revista Time, também foi baleado no mesmo incidente e sobreviveu.

A jornalista italiana Annalisa Camilli postou um vídeo no Twitter de Arredondo sendo atendido em um hospital em Kiev após o incidente.

Experiente em conflitos, Renaud já havia trabalhado no Iraque e no Afeganistão. Também atuou no México, cobrindo a violência dos carteis da droga. De acordo com Oleksander Bogai, vice-chefe de polícia de Irpin, o norte-americano foi atingido com tiro na cabeça por tropas russas perto de um ponto de checagem de segurança das forças ucranianas, conforme informações do The New York Times.

As Nações estimam que o conflito na Ucrânia tenha provocado mais de 1,5 mil vítimas civis até agora. Pelo menos 42 crianças perderam a vida.

Conteúdo adaptado do material publicado originalmente pela ONU News

 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem