ESSA É A MINHA OPINIÃO E A SUA? A verdade sobre o alistamento eleitoral para os jovens de 16 a 17 anos. O título eleitoral não serve só para votar! Entenda!


Por: Taciano Gustavo Medrado Sobrinho
Professor, Engenheiro, administrador, psicopedagogo e matemático

Olá carissimo (a)s leitore(a)s,

Com o todos sabem esse ano de 2022  todo cidadão maior de 16 anos podem ir às urnas  para escolher os representantes do poder legislativo e do executivo estadual e o presidente da república federativa do Brasil para os próximos quatro anos.

A Constituição Federal prevê, em seu art. 14, que o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para maiores de 18 anos, e facultativos para aqueles com 16 e 17 anos, e os maiores de 70 anos de idade. 

O alistamento eleitoral é procedimento administrativo que compreende a qualificação e a inscrição do eleitor no Cadastro Nacional de Eleitores da Justiça Eleitoral. Com o alistamento, processado pelo cartório eleitoral, a pessoa prova que atende as exigências legais (qualificação) para o exercício do voto com consequente inscrição (número de título de eleitor) no cadastro.

Porém, além dessa obrigatoriedade (para os maiores de 18 anos) e facultativo (para os de 16 a 17 e acima de 70 anos de idade ), existem um aspecto muito importante concernente ao alistamento eleitoral e esse diz respeito a condição de cidadania.

O título de eleitor é o documento necessário para os brasileiros atuarem na vida política do país, escolhendo seus representantes nas esferas municipais, estaduais e federais.

Porém, muitos acham que ele serve apenas na hora do voto, enquanto pode ser útil para outras coisas.

Apesar do título de eleitor não ser um documento utilizado no dia a dia do brasileiro, ele também pode fazer parte da lista de solicitações para realizar algumas ações como:

- Tirar e renovar o passaporte
- contratação nas empresas
- tirar o CPF
- fazer matrículas em escolas e em universidades

- fazer inscrição em concursos públicos
- Declarar imposto de Renda 

Ou seja, No Brasil, para abrir uma empresa, entrar numa concorrência oficial, tomar um empréstimo bancário e cadastrar em benefícios sociais, o cidadão é obrigado a apresentar o título de eleitor.

Portanto, saiba verdadeiramente qual a importância do título eleitoral, além de lhe permitir  votar! 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem