ELEIÇÕES 2022: A diferença entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL) despenca em cenário de 2º turno , e é a menor registrada em 2022. Aponta instituto.

foto reprodução

A distância entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) em um eventual 2º turno é a menor já registrada em 2022, mostra pesquisa PoderData realizada de 27 a 29 de março. O atual chefe do Executivo soma 38% das intenções de voto, enquanto o petista lidera com 50%.

A vantagem do petista, agora em 12 pontos, vem indicando tendência de queda no médio prazo. Em janeiro, a diferença era de 22 pontos

O petista manteve o mesmo percentual de intenções de voto em relação ao levantamento anterior, realizado de 13 a 15 de março. Na mesma rodada, Bolsonaro tinha 36%. O ex-presidente já chegou a ter 25 pontos de vantagem contra o militar em um embate direto, na passagem de agosto para setembro de 2021.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 27 a 29 de março de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.000 entrevistas em 275 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança de 95%. Registro no TSE: BR-06661/2022

Para chegar a 3.000 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. 

METODOLOGIA

A pesquisa PoderData foi realizada de 27 a 29 de março de 2022. Foram entrevistadas 3.000 pessoas com 16 anos de idade ou mais em 275 municípios nas 27 unidades da Federação. Foi aplicada uma ponderação paramétrica para compensar desproporcionalidades nas variáveis de sexo, idade, grau de instrução, região e renda. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. As entrevistas foram realizadas por telefone (para linhas fixas e de celulares), por meio do sistema URA (Unidade de Resposta Audível), em que o entrevistado ouve perguntas gravadas e responde por meio do teclado do aparelho. O intervalo de confiança do estudo é de 95%.

Para facilitar a leitura, os resultados da pesquisa foram arredondados. Devido a esse processo é possível que o somatório de algum dos resultados para algumas questões seja diferente de 100. Diferenças entre as frequências totais e os percentuais em tabelas de cruzamento de variáveis podem acontecer devido a ocorrências de não resposta. Este estudo foi realizado com recursos próprios do PoderData, empresa de pesquisas que faz parte do grupo de mídia Poder360 Jornalismo. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-06661/2022.

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem