CONFLITO INTERNACIONAL: Norte-americanos apoiam amplamente zona de exclusão aérea na Ucrânia e barrar petróleo da Rússia

© Reuters/Angus Mordant Bomba de petróleo na Bacia do Permian em Loving County, Texas, EUA

Uma ampla maioria dos norte-americanos acha que os Estados Unidos deveriam parar de comprar petróleo e gás da Rússia e trabalhar com a Otan para estabelecer zonas de exclusão aérea para proteger a Ucrânia de ataques aéreos russos, segundo uma pesquisa Reuters/Ipsos concluída nesta sexta-feira. As informações são Jason Lange do Reuters.

A pesquisa, realizada quinta e sexta-feira, sugere que a indignação nos EUA está crescendo com a invasão da Ucrânia pela Rússia, que nos últimos dias envolveu cada vez mais o bombardeio russo de áreas urbanas.

A situação pressiona o presidente dos EUA, Joe Biden, a tomar ações mais agressivas contra Moscou, embora ele tenha rejeitado as zonas de exclusão aérea por causa do risco de conflito aberto entre as forças da Otan e da Rússia.

Não ficou claro se os entrevistados que apoiaram uma zona de exclusão aérea estavam totalmente cientes do risco de conflito, e a maioria se opôs à ideia de enviar tropas norte-americanas para a Ucrânia ou realizar ataques aéreos para apoiar o Exército ucraniano.

Cerca de 80% dos norte-americanos --incluindo maiorias sólidas de republicanos e democratas-- disseram que os Estados Unidos deveriam parar de comprar petróleo russo, segundo a pesquisa.

Para 74% dos norte-americanos, igualmente bipartidários, os Estados Unidos e seus aliados na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) deveriam impor uma zona de exclusão aérea na Ucrânia.

A pesquisa sobre a Ucrânia foi realizada online e em inglês em todos os Estados Unidos. A sondagem reuniu respostas de 831 adultos e tem um intervalo de credibilidade, uma medida de precisão, de 4 pontos percentuais.

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem