GUERRA NA UCRÂNIA: Rússia danifica "Antonov-225 Mriya " o maior avião do mundo em ataque à Ucrânia

 

Antonov-225 Mriya, maior avião do mundo- Foto redes sociais 
© Fornecido por Tech Break Foto indica destruição do Antonov An-225 Mriya, o maior avião do mund

Um ataque da Rússia resultou na danificação do maior avião de carga do mundo, o Antonov-225 Mriya, neste domingo (27.fev.2022). De fabricação ucraniana, a aeronave estava no aeródromo de Antonov em Hostomel, próximo a Kiev, capital da Ucrânia. A informação foi confirmada pelo ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, em seu perfil nas redes sociais.

Segundo fabricante de armas estatal ucraniana Ukroboronprom, os custos para reparar o avião somam US$ 3 bilhões. O tempo para consertar a aeronave não foi especificado, mas empresa informou que levaria “muito tempo”.

“Esta foi a maior aeronave do mundo, AN-225 ‘Mriya’ (‘Sonho’ em ucraniano). A Rússia pode ter destruído nosso ‘Mriya’. Mas nunca poderão destruir o nosso sonho de um Estado europeu forte, livre e democrático. Vamos prevalecer!”, escreveu.

ENTENDA A GUERRA NA UCRÂNIA

A disputa entre Rússia e Ucrânia começou oficialmente depois de uma invasão russa à península da Crimeia, em 2014. O território foi “transferido” à Ucrânia pelo líder soviético Nikita Khrushchev em 1954 como um “presente” para fortalecer os laços entre as duas nações. Mas acionalistas russos aguardavam o retorno da península ao território da Rússia desde a queda da União Soviética, em 1991.

Já independente, a Ucrânia buscou alinhamento com a União Europeia e Otan enquanto profundas divisões internas separavam a população. De um lado, a maioria dos falantes da língua ucraniana apoiavam a integração com a Europa. Do outro, a comunidade de língua russa, ao leste, favorecia o estreitamento de laços com a Rússia.

O conflito começa em 2014, quando Moscou anexou a Crimeia e passou a armar separatistas da região de Donbass, no sudeste. Há registro de mais de 15.000 mortos. Na semana passada, os russos invadiram a Ucrânia, elevando o patamar da guerra.

Com informações do Poder 360.

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem