EUA expulsa 12 diplomatas russos na ONU e os acusa de espionagem

 

© Kena Betancur O representante permanente da Federação Russa nas Nações Unidas, Vassily Nebenzia, fala sobre o conflito Rússia-Ucrânia na sessão especial de emergência da Assembleia Geral em Nova York, em 28 de fevereiro de 2022

Doze membros da missão diplomática da Rússia na ONU receberam nesta segunda-feira (28) ordens para deixar os Estados Unidos até 7 de março e foram descritos pela porta-voz da missão americana como "agentes de inteligência". As informações são da AFP.

O embaixador da Rússia na organização, Vassily Nebenzia, disse a repórteres em uma coletiva de imprensa na sede da ONU em Nova York que tinha acabado de ser informado sobre a expulsão. 

Em um comunicado, a porta-voz da missão dos EUA na ONU confirmou a informação.

"Estamos iniciando o processo de expulsão de 12 agentes de inteligência da missão russa que abusaram" de seu status diplomático nos Estados Unidos "envolvendo-se em atividades de espionagem contrárias à nossa segurança nacional", afirmou.

Anteriormente, o embaixador adjunto dos EUA nas Nações Unidas, Richard Mills, disse em uma reunião do Conselho de Segurança sobre o conflito na Ucrânia que a expulsão desses diplomatas se deve a "atividades que não correspondem" à sua posição.

Mills pediu ao embaixador russo que se concentrasse no objetivo da reunião, que era abordar as consequências humanitárias da invasão russa.

Trata-se, declarou Nebenzia na coletiva, de uma "ação hostil" e uma "grave violação por parte do país anfitrião" de seus compromissos no âmbito das regras para estrangeiros que trabalham nas Nações Unidas.

A missão russa na ONU conta com cerca de 100 pessoas, de acordo com uma fonte diplomática russa.

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem