EDITORIAL: Por que é importante aprender o Teorema de Pitágoras e outros fundamentos matemáticos?

 


(*) Taciano Gustavo Medrado Sobrinho

O Influenciador digital Felipe Neto de  34 anos fez uma postagem no Twitter, no último fim de semana, afirmando que nunca precisou usar o Teorema de Pitágoras e disse que esse tipo de aprendizagem era  uma perda de tempo.

Em meus 35 anos como professor de matemática eu sempre ouvia um ou outro aluno me questionando sobre o porquê de se estudar algumas proposições nessa ciência.

Na verdade, é que nós estamos acostumados somente a crer naquilo que vemos de concreto, e no caso da matemática por muito tempo se ficou somente na teoria sem as devidas aplicabilidades na vida real. Os professores se limitavam apenas a copiar fórmulas e mais fórmulas nos quadros e obrigar aos alunos a decorá-las, sem contudo demonstrar a sua utilidade no cotidiano e na vida das pessoas.

Mas o que o Teorema de Pitágoras, que possui mais de sete mil anos de existência,  quer nos dizer?

Esse fundamento da geometria é atribuído ao filósofo grego Pitágoras e tem como enunciado o seguinte:  Em um triângulo retângulo (com ângulo de 90 graus), a soma do quadrado dos catetos (lados menores) é igual ao quadrado da hipotenusa (lado maior).

A matemática sempre foi apresentada de forma errada há muito tempo, daí devido a esses questionamentos como o do influenciador levou a necessidade de se reorganizar as matrizes curriculares e se introduzir o estuda da Matemática aplicada, ou seja, uma disciplina que não só ensinassem os preceitos teóricos da matemática, mas também a sua utilização no dia-a dia.  

Mas voltemos então a importância do estudo do Teorema de Pitágoras!

Tudo que tem a ver com imagem e som digital tem a ver com trigonometria, que por sequencia tem a ver com Teorema de Pitágoras. Os arquivos de música, ao GPS, tomografia computadorizada, cartografia, topografia, construção civil, arquitetura, ou até mesmo na divisão de terras por uma pessoa do campo, que intuitivamente usa uma cerca, o Teorema está presente.

Mas evidentemente nem todo mundo vai, de fato, necessitar usá-lo esse fundamento da matemática. Pessoas que escolheram áreas ligadas a ciências exatas provavelmente saberão identificar a importância e utilização do Teorema de Pitágoras, porem outras que optaram por outras áreas, que não a exatas, como é o caso do influenciador digital Filipe Neto provavelmente não lhe será de nenhuma serventia.

Portanto, esse questionamento da aplicação ou não de determinados conteúdos matemáticas vai depender das escolhas que fazemos. Ainda para exemplificar, uma pessoa que é ligada a área financeira provavelmente saberá qual é a importância das formulas para se calcular os juros rendidos por um certo capital investido, pois elas serviram de alicerce para que as calculadoras financeiras do tipo HP12C, hoje, existissem.

Por outro lado para aquelas pessoas que necessitam usar a ferramenta de escritório da Microsoft chamado Excel , também entenderá que ela só existe graças a um fundamento matemático chamado Matrizes.


(*) Engenheiro, Administrador, Matemático 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com


1 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem