Prefeitura de Juazeiro reforça capacitação de profissionais de saúde sobre vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra Covid-19

Foto:  Ascom/Sesau/PMJ
Da Redação

A prefeitura de Juazeiro, através da secretaria de Saúde (Sesau), realizou nesta segunda-feira (17) mais um treinamento referente à vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19. O treinamento aconteceu na Univasf e fizeram parte do público-alvo enfermeiros e vacinadores da Atenção Básica do município. Das 9h às 11h, o treinamento aconteceu com os profissionais da zona rural e das 14h às 16h, com profissionais da zona urbana e foi ministrado pelo enfermeiro da Unidade Básica de Saúde NH4, Italo Ricelly Braz, e pela enfermeira da Sesau, Luana Albuquerque.

“Iniciaremos uma campanha de vacinação com um público que requer muita atenção e um cuidado a mais, já que essa vacinação envolve crianças e também os seus responsáveis. Então os profissionais da Atenção Básica, que são os executores da administração da vacina, precisam estar devidamente inteirados do processo e manuseio, como também a maneira que será realizada essa administração, para que nós possamos de maneira organizada e qualificada realizar um bom trabalho”, frisou a enfermeira Luana Albuquerque.

O enfermeiro, Cleiton Veríssimo, aprovou o treinamento e ressalta que já está pronto para colocar em prática o que aprendeu. “Achei essa capacitação muito didática, pois trouxe tanto a parte teórica quanto a prática, e isso facilitou ainda mais o aprendizado dos enfermeiros e técnicos, além de fazer toda diferença. Agora é só se organizar e começar a vacinação das crianças”, disse Cleiton.

Segundo o enfermeiro Túlio Carvalho, o curso trouxe informações fundamentais para os profissionais de saúde sobre a vacinação de crianças. “Foi um curso de forma bem abrangente para nos capacitar ainda mais a ter essa busca de conhecimento porque, além de ajudar as equipes, é interessante também passar essas informações para a população. E o ideal de capacitar as equipes é isso, trazer essas informações, identificar e saber interpretar todos os cuidados para a população entender também a importância dessas vacinas”, pontuou Túlio.

Vacinação para crianças de 5 a 11 anos

Neste primeiro momento, serão vacinadas contra Covid-19 em Juazeiro, crianças dos grupos prioritários com deficiência permanente, comorbidade (comprovação mediante relatório médico ou cadastro/avaliação do serviço de saúde), indígenas, quilombolas, institucionalizadas e em situação de rua nesta mesma faixa etária, e após esses grupos, segue ordem regressiva de idade na faixa etária de 5 a 11 anos.

Documentos

A criança precisa possuir CPF ou Cartão SUS e comprovante de residência. Além disso, é preciso levar documento oficial da criança e o cartão de vacina. Para a vacinação, a criança precisa estar acompanhada do pai ou mãe, não sendo obrigado, neste caso, levar o termo de autorização impresso e assinado. Porém, caso a criança esteja na companhia de outro responsável, o pai ou mãe deve emitir por escrito uma autorização assinada.

 Ascom/Sesau/PMJ

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

 

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem