NOTICIAS INTERNACIONAIS: China reabre embaixada na Nicarágua após mais de 30 anos

© Ansa Brasil Emblema da Nicarágua em complexo de embaixadas em Taipei, Taiwan: país latino rompeu relações com a ilha

Da redação

(ANSA) - A China reabriu neste sábado (1º) sua embaixada na Nicarágua depois de mais de 30 anos, como reconhecimento pelo fato de o país latino-americano ter rompido relações diplomáticas com Taiwan em dezembro.

"Vocês são bem-vindos na nossa Nicarágua, com a certeza de que os nossos países têm diante de si um futuro de sucessos e vitórias", declarou o ministro nicaraguense das Relações Exteriores, Denis Moncada, durante a cerimônia de abertura da embaixada em Manágua.

As duas nações haviam rompido relações diplomáticas em 1990, após o governo da Nicarágua ter reconhecido a independência de Taiwan, ilha que a China considera parte de seu território.

No entanto, há cerca de três semanas, o governo do líder autocrata Daniel Ortega rompeu os laços com Taiwan e declarou apoio à política da "China única".

No poder desde 2007, o presidente foi reeleito no último mês de novembro, após a prisão de sete possíveis candidatos de oposição, e se tornou alvo de sanções dos Estados Unidos e da União Europeia.

Por outro lado, a China doou 1 milhão de doses da vacina anti-Covid da Sinopharm para a Nicarágua. (ANSA)

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem