NOTICIAS DA BARRAGEM DE SOBRADINHO: CHESF alerta ribeirinhos para aumento de vazão e possibilidade de enchente até o dia 24 de janeiro

Foto reprodução redes sociais
Da Redação

Através de nota pública divulgada nesta terça-feira (11), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco(CBHSF) alerta a população ribeirinha, para a possibilidade de cheias na bacia no decorrer dos próximos dias. 

A referida  nota é assinada pelo presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, reúne dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF) que apontam para a elevação gradual das vazões defluentes dos barramentos de Sobradinho e Xingó até 4.000 m³/s.

Maciel Oliveira orienta a população ribeirinha a não ocupar o leito do Rio São Francisco neste momento, e indica ações a serem adotadas pelos municípios localizados nas regiões do Submédio e do Baixo São Francisco. Por fim, o Comitê se mostra atento e pronto para informar à sociedade sobre a situação hidrológica dos próximos dias.

Governo municipal

A Prefeitura de Juazeiro disse que recebeu um comunicado da Chesf, nesta terça-feira (11), informando sobre o aumento da vazão da Barragem de Sobradinho "e esclarece que as equipes da gestão municipal já estão empenhadas para desenvolver um plano de ação e acolhimento de famílias ribeirinhas que possam vir a ficar desabrigadas, caso a água invada as residências construídas nas margens do rio São Francisco, principalmente no bairro Angari".

A prefeitura alertou que e acordo com o comunicado da Chesf, a defluência (água que sai) do Lago de Sobradinho deve chegar a 4 mil m³/s (metros cúbicos por segundo) até o próximo dia 24 de janeiro, porém, esse aumento gradativo já deve começar nesta quarta-feira. Veja abaixo:

12/01 - 1.300 m3/s

14/01 - 1.800 m3/s

16/01 - 2.300 m3/s

18/01 - 2.800 m3/s

20/01 - 3.300 m3/s

22/01 - 3.800 m3/s

24/01 - 4.000 m3/s

A Chesf chama atenção que a vazão de 4 mil m³/s não é vista desde 2009, por isso, ressalta a importância "da não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio, haja vista o período úmido em curso". No que diz respeito à segurança da Barragem, ressalta que "todas as usinas operadas pela Chesf encontram-se em condições seguras, operando em total normalidade, sendo monitoradas de forma contínua, com procedimento de rotina de inspeção local e avaliação dos instrumentos de segurança", finaliza o comunicado.

Veja nota clicando aqui


Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem