MINAS GERAIS: MG: Chuvas deixam 45 mil desalojados e 6,6 mil desabrigados

© Marco Evangelista/Imprensa MG

Da Redação

As fortes chuvas em Minas Gerais continuam forçando famílias a deixarem suas casas. De acordo com o último boletim da Defesa Civil do estado, 45.815 pessoas estão desalojadas e 6.664 estão desabrigadas. Até o momento, 377 municípios, quase metade do estado, declararam situação de emergência.

Apenas nas últimas 24 horas, foram registrados 10 mil desalojamentos e 2,2 mil novos desabrigados no estado. Desalojados são aqueles que se viram forçados a deixarem suas casas e estão morando na casa de outras pessoas. Já os desabrigados se deslocaram para abrigos públicos após terem suas casas danificadas ou ameaçadas pelas chuvas.

Desde o início da estação chuvosa, que, este ano, começou em outubro, um mês antes que o habitual, 25 pessoas já perderam suas vidas devido às chuvas e suas consequências. O município que mais registrou mortes foi Brumadinho, com cinco óbitos, e 18 cidades registraram vítimas.

Esse número não inclui as dez mortes causadas pelo desprendimento de um bloco de pedras no Lago de Furnas, em Capitólio (MG), no dia 8 de janeiro. As causas desta tragédia ainda estão sendo apuradas, mas autoridades estaduais já anteciparam que parte do paredão rochoso pode ter ruído por efeito da ação das águas.

O governador do estado, Romeu Zema, anunciou o repasse de R$ 560 milhões para ações nas cidades atingidas pelas chuvas. Segundo ele, a prioridade será ajudar as pessoas que tiveram suas casas destruídas por alagamentos, inundações ou rios que transbordaram. A estimativa do governo é que 3 mil pessoas perderam suas casas.

Sol em Minas Gerais

A previsão do tempo para o fim de semana em Minas Gerais é otimista e espera-se uma trégua na chuva. Uma intensificação de uma massa de ar seco e quente na região estabiliza o tempo neste sábado. Deve fazer calor em todo o estado, com temperatura acima de 30 graus em todas as regiões. Apenas no domingo, 16, à noite que se espera uma chuva rápida e isolada.

Como ajudar às vítimas das chuvas em Minas Gerais

Solidariedade em Rede

A Arquidiocese de Belo Horizonte está recebendo doações financeiras e voluntários para ações na região metropolitana da capital mineira. Para mais informações, acesse o site da Arquidiocese.

As doações podem ser feitas por meio de transferência bancária (Banco Santander / Ag. 3476 / Conta corrente: 13077880-2 / CNPJ: 17.272.998/0001-86) ou PIX: (31) 9 8978-9390.

Minas pede Socorro

Organizado pela Associação de Câmaras e Vereadores da Área Mineira da Sudene (Avams), pela Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB Minas), pela União Brasileira de Mulheres (UBM), pela União da Juventude Socialista (UJS), pela União de Negros pela Igualdade (Unegro) e pela União Nacional LGBT (UNA LGBT), a campanha “Minas pede Socorro” recolhe doações financeiras que serão revertidas para as famílias atingidas pelas enchentes.

As doações podem ser feitas pelo PIX: CPF 800.768.236-87. Para mais informações, acesse o site.

Brou Bike Center também está recebendo alimentos não perecíveis, matérias de limpeza e higiene, roupas e água potável. As doações podem ser feitas até sábado, 15, na loja Brutalidade, na rua Afonso de Abreu e Silva, 169, bairro Frei Eustáquio. Todo o material arrecado será destinado às pessoas afetadas pelas chuvas. Informações: (31) 99480-4546.

Legião da Boa Vontade

A Legião da Boa Vontade (LBV) abriu posto de arrecadação na Avenida Cristiano Machado, 10.691, bairro Planalto, na Região Norte de Belo Horizonte.

Os donativos serão entregues para a Defesa Civil de Minas Gerais. As doações em dinheiro podem ser feitas pelo site www.lbv.org ou pelo PIX pix@lbv.org.br.

Fonte: Catraca Livre

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem