CHEIA DO SÃO FRANCISCO: Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) volta a alertar as cidades ribeirinhas sobre aumento da vazão as condições de cheia do rio. Veja vídeo!

Foto: Jorge Mendes
Fotos: Tacilla Medrado 

Da Redação

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) voltou a acionar pelo menos 33 prefeituras de municípios que ficam no Submédio e Baixo São Francisco por conta das alterações na vazão e as condições de cheia do rio. Conforme alertou a empresa, o objetivo é que as gestões e defesas civis fiquem atentos ao aumento do nível do rio, que vem acontecendo desde o dia 12 de janeiro de 2022.

Segundo um comunicado da companhia, as equipes estão procedendo com a operação de controle do reservatório de Sobradinho (BA) e as comunidades ribeirinhas foram avisadas com antecedência acerca do aumento da vazão e da abertura das comportas. 

O Operador Nacional do Sistema Elétrico, o ONS, declarou regime de cheia na Bacia do Rio São Francisco e, dessa forma, temos que atuar com regras específicas, aguardando chegar mais água, pois ainda há   chuvas acontecendo em Minas Gerais. A previsão é Sobradinho, nosso maior reservatório, alcançar 75% de armazenamento no fim de janeiro", informou o diretor de Operação da Chesf, João Henrique Franklin.

As águas estão sendo liberadas para aguardar o grande volume de chuvas que estão caindo no Alto São Francisco este mês e tendo em vista que o período úmido se estende até abril.

Além de ter contatado prefeituras e defesas civis municipais, a Chesf vem dando ampla divulgação sobre as vazões programadas, informando que desde o dia 12, vem aumentando a liberação de água dos reservatórios em 500 metros cúbicos por segundo (m³/s) a cada dois dias. No dia 24, as usinas hidrelétricas de Sobradinho (BA) e Xingó (AL) estarão liberando 4.000 m³/s.

Por não haver vazão nesse patamar há 12 anos, a Chesf afirmou que divulgou para autoridades, imprensa e publicou no seu site informações sobre as localidades onde há pontos sensíveis a vazões a partir de 2.500 m³/s, para que a sociedade e os órgãos públicos competentes façam o acompanhamento e tomem medidas para garantir a segurança.

Confira as lista completa de cidades ribeirinhas já contatadas pela Chesf: Penedo (AL), Pão de Açúcar (AL), Belo Monte (AL), Olho D’Água do Casado (AL), Porto Real do Colégio (AL), Piaçabuçu (AL), Piranhas (AL), São Brás (AL), Igreja Nova (AL), Traipu (AL), Propriá (SE), Amparo do São Francisco (SE), Brejo Grande (SE), Canhoba (SE), Canindé do São Francisco (SE), Gararu (SE), Ilha das Flores (SE), Monte Alegre de Sergipe (SE), Nossa Senhora de Lourdes (SE), Nossa Senhora da Glória (SE), Neópolis (SE), Poço Redondo (SE), Porto da Folha (SE), Telha (SE), Petrolina (PE), Belém do São Francisco (PE), Cabrobó (PE), Floresta (PE), Lagoa Grande (PE), Santa Maria da Boa Vista (PE), Juazeiro (BA), Curaçá (BA) e Paulo Afonso (BA).


Vídeo enviado pelo leitor e colaborador Jorge Mendes

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem