ASIA E PACÍFICO: China anuncia acordo com Irã e se opõe às sanções dos EUA

Foto: AFP
Da Redação

O governo Chinês anunciou no sábado (15.jan.2021) um acordo de cooperação com o Irã. Também se opôs às sanções dos Estados Unidos à nação do Oriente Médio. As informações são do Poder 360.

O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, conversou na 6ª feira (14.jan.2022) com o ministro iraniano de Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdullahyan, em Wuxi, no leste da China. Trataram sobre temas nucleares do Irã.

Wang Yi disse que o lado chinês está disposto a trabalhar com o Irã para implementar “profundamente o importante consenso alcançados pelos 2 chefes de Estado”. O governo da China citou o fortalecimento da comunicação e ações coordenadas para melhorar a parceria estratégica dos países asiáticos.

Afirmou que o acordo abre um novo período de relações bilaterais para os próximos 50 anos. A agência de notícias Xinhua disse que os governos anunciaram um plano de 25 anos, com cooperação em energia, infraestrutura, agricultura, pesca, segurança cibernética, capacidade de produção, ciência e tecnologia e assistência médica e da saúde.

Wang Yi criticou a saída dos EUA do JCPoA (Plano de Ação Conjunta Global). “A China apoiará firmemente a retomada do processo de negociação para a implementação do JCPoA e continuará a participar construtivamente nas negociações de acompanhamento. Espera-se que todas as partes superem as dificuldades e se encontrem no meio do caminho, e persistam no avanço da política e processo diplomático de resolução”, afirmou o comunicado.

 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem