AMEAÇA VELADA: Irã promete vingança por assassinato de Soleimani se Trump não for julgado

© Reuters/WANA NEWS AGENCY Presidente do Irã, Ebrahim Raisi

Da redação

DUBAI (Reuters) - O presidente iraniano, Ebrahim Raisi, prometeu vingança na segunda-feira pelo assassinato do general iraniano Qassem Soleimani há dois anos, a não ser que o ex-presidente norte-americano Donald Trump vá a julgamento.

O Irã e os grupos aliados ao país no Iraque estão celebrando eventos para homenagear Soleimani, o comandante da Força Quds, o braço internacional da Guarda Revolucionária.

Soleimani foi morto no Iraque em um ataque de drone no dia 3 de janeiro de 2020 ordenado pelo então presidente Trump.

"Se Trump e (o ex-secretário de Estado Mike) Pompeo não forem julgados por um tribunal justo pelo ato criminoso de assassinato do general Soleimani, os muçulmanos irão fazer a vingança do nosso mártir", disse Raisi em um discurso televisionado na segunda-feira.

No domingo, o Irã fez um apelo ao Conselho de Segurança da ONU em uma carta para que Estados Unidos e Israel, que segundo Teerã também tem envolvimento no atentado, sejam responsabilizados pelo ato, de acordo com a imprensa iraniana.

Dias após o assassinato, os Estados Unidos disseram à ONU que a operação foi em legítima defesa e prometeram tomar ações adicionais "conforme for necessário" no Oriente Médio para proteger funcionários e interesses dos Estados Unidos.

 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS