Prefeitura de Juazeiro realiza 4ª Conferência Municipal de Educação e participantes elegem representantes do município para a Conferência Estadual

Fotos: Samuel Laudilio/PMJ
Da Redação

A 4ª Conferência Municipal de Educação (Comed) de Juazeiro foi realizada nesta quarta-feira (15), pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc). O evento deste ano abordou o tema “Planos Decenais: inclusão, equidade, qualidade, valorização e gestão democrática” e foi realizado de forma híbrida, presencialmente no auditório do Rapport Hotel, com transmissão ao vivo, através do canal Seduc Juazeiro-BA, no YouTube. Na ocasião, também foram escolhidos os 10 delegados e suplentes que irão representar o município no evento estadual.

Em grupos, de acordo com os eixos temáticos da Comed, foram discutidos diversos pontos, como questões relacionadas ao Plano Nacional de Educação (PNE), políticas setoriais e direito à educação, valorização dos profissionais do segmento e gestão democrática, e financiamento da educação. Também foi votado e aprovado o Regimento Interno da Comed e eleitos pelos presentes, os 10 delegados e seus respectivos suplentes, que representarão o município de Juazeiro na Conferência Estadual de Educação (Coeed), conforme percentual de habitantes do município. Todo o conteúdo teve tradução em Libras.

“Como bem coloca Paulo Freire, a educação não muda o mundo, ela muda as pessoas e as pessoas mudam o mundo. Nesse momento, estamos aqui enquanto pessoas, cada um representando seus respectivos segmentos, realizando as mudanças necessárias nesse plano de educação, que vai conduzir as políticas educacionais em nosso município”, destacou a secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida

Planos Decenais: inclusão, equidade, qualidade, valorização e gestão democrática.

O evento contou com a palestra magna do professor e assessor de gabinete na Secretaria de Educação do estado da Bahia, Nildon Pitombo, que falou sobre a temática da 4ª Comed. Entre os pontos destacados pelo palestrante, foram pontuadas questões relacionadas aos níveis de inclusão, considerando diversos aspectos sociais; o impacto positivo da adoção de políticas públicas inclusivas, que contribuem para a equidade na educação; e a valorização da escola pública.

“Discutir esses itens é sempre importante para uma sociedade, inclusive, a juazeirense, através da 4ª Comed. É mais do que oportuno fazer essas conversas e essas conjunções”, destacou o palestrante

Representatividade

A 4ª Comed contou com a participação  de  representantes de diversos segmentos sociais, como a secretária de Educação e Juventude (Seduc), Normeide Almeida; a coordenadora da 4ª Comed, coordenadora da Equipe Técnica de Monitoramento e Avaliação (ETMA) do PME e representante do Fórum Municipal de Educação (FME), Alexandrina Araújo; a presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Hilzemira Mendes; o vereador Aníbal Araújo, representando a Câmara Municipal; o pró-reitor de Ensino, da Universidade Federal do  Vale do São Francisco (Univasf), Adelson Dias; o representante das escolas privadas de Juazeiro, Jorge Thiago Leal; o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Antonio Marcos Santos; o presidente da APLB Sindicato, Gilmar Néry; o representante do Conselho Municipal de Juventude (Comjuv), Cauã Barros; e a presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (Cacs Fundeb), Edinalva Santos. 


ASCOM/ Seduc/PMJ

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem