Prefeitura de Juazeiro inicia projeto “Juaarborizado” levando o plantio de várias espécies nativas a diferentes locais da cidade


Da
Redação

Quem passar ao lado da ciclovia situada na Rua Comandante Manoel Severo Dias, bairro Country Club, em Juazeiro, vai se deparar com mudas de árvores de espécies nativas da flora brasileira, que foram plantadas nesta terça-feira (7) pelos setores de Licenciamento, Monitoramento, Fiscalização e Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano de Juazeiro (Semaurb), que contou ainda com a presença de representante do Conselho Municipal do Meio Ambiente.

A ação foi o pontapé inicial do projeto ‘Juaarborizado’, que tem o objetivo incentivar a arborização urbana e despertar a conservação do ambiente ecologicamente equilibrado.

“Juazeiro é uma cidade inserida no semiárido e por causa do desenvolvimento urbano, se tornou muito mais quente. Foi desse contexto que surgiu o projeto Juaarborizado. Nossa cidade precisa ter mais áreas com árvores e trabalhar na população os benefícios que a arborização traz, como proporcionar mais sombra, redução da temperatura, diminuição do estresse, melhoria da umidade e renovação do ar. Além de todas essas questões climáticas e ambientais, com mais árvores ajudamos a trazer mais beleza para nossa cidade”, explicou a educadora ambiental, Thalita Carvalho.

O estudante de Zootecnia Filipe Leal resolveu contribuir com o projeto participando como voluntário. “Eu adorei participar desse projeto, porque vai ajudar não só a mim como cidadão dessa cidade, mas também porque essa ação é uma forma de prevenção, ajudando na diminuição da temperatura, redução do gás carbônico, vai ajudar no sombreamento da cidade e valorizar também a flora nativa da região”, disse Filipe Leal.

Novos plantios

Além da Rua Comandante Manoel Severo Dias, entre os dias 8 e 9, a Rua Barão do Rio Branco e Escola Pedro Raimundo Moreira Rego também irão receber o plantio de mudas. Nos dias 10 e 11 serão distribuídas mudas para a população ao lado do Paço Municipal e na Orla Nova, próxima ao vaporzinho. As espécies que serão plantadas e doadas são Mini Flamboynt, Ipê-de-Jardim, Pata-de-Vaca, Caraibeira, Catingueira, Ipê-Roxo, Ipê- Rosa e Jacarandá Mimosa.

O projeto Juaarborizado faz parte de outro projeto macro, que é o ‘Meio Ambiente em Ação’. A cada dois meses a Semaurb irá promover essas ações tanto na sede quanto também no interior do município. Esperamos que a comunidade abrace essa ideia, que a população venha pegar sua muda, aprenda como se planta, como se cuida e faça parte dessa ação junto conosco”, frisou o diretor de meio ambiente, Alexandre Batista.


Com informações de Edísia Santos – Ascom/Semaurb/  PMJ

Fernanda Barros – Secretária de Comunicação

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS