OPINIÃO: Pra você que acredita em pesquisas manipuladas , saiba que : "A matemática não mente, mente quem faz mal uso dela " (Albert Einstein). Leia e entenderá!



Taciano Gustavo Medrado Sobrinho
Professor, Engenheiro, Administrador e matemático

Olá caríssimo (a)s leitore(a)s  

Nos últimos dias temos visto ser publicados na mídia mais uma pesquisa eleitoral onde aponta o ex-presidiario Lula como vitorioso no primeiro turno nas eleições presidenciais de 2022. Como cidadão brasileiro, professor, engenheiro, administrador e , matemático, fico estarrecido e incrédulo com tamanho absurdo. A pergunta que faço é : Vocês eleitores de Juazeiro e Petrolina  fizeram parte dos 0,0064%  entrevistados pelo  IPEC? Guarde esse percentual,  na frente eu explico a origem dele .

Em uma das revistas eletrônicas traz a seguinte matéria : “Pesquisa Ipec, divulgada hoje pelo portal g1 e pela GloboNews, mostra que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem ampla vantagem frente aos adversários e poderia vencer a eleição para a Presidência da República em primeiro turno. No principal cenário analisado, o ex-presidente aparece com 48% dos votos e todos os outros candidatos juntos somam 38%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. No segundo cenário analisado —com apenas cinco concorrentes ao Planalto— o petista aparece com 49% dos votos, enquanto os outros candidatos juntos novamente somam 38%(Fonte: Uol noticias) .

O pior de tudo é que o candidato do PT mal consegue sair pelo pais em caravana que é hostilizado por onde passa, haja  visto a sua tentativa nesse segundo semestre,  onde foi vaiado nos município por onde passou, inclusive em alguns deles , reduto do PT e que foi obrigado a suspender a caravana antes da hora .

Por outro lado quem é  instituto (Ipec)?  Uma instituição que foi criado por ex - executivos do Ibope Inteligência,  que encerrou suas atividades  em janeiro deste ano. 

"A matemática não mente, mente quem faz mal uso dela" (Albert Einstein)

Como professor da disciplina de Estatística,  possa afirmar categoricamente,  que qualquer dado ou amostragem estatística , é passível de ser manipulado ou tendenciado a dar o resultado que se deseja, especialmente numa pesquisa onde apenas 2.002 pessoas em 144 municípios foram, supostamente, entrevistados, ou seja, 13,9 pessoas por município em média foi entrevistado. È como se  em Juazeiro que possui uma população de estimada em 219.544 pessoas, apenas 14 cidadão opinaram. Ou seja, 0,0064% da população tivesse dado sua opinião.

Não resta nenhuma  duvida,  de que ha um plano de se tentar induzir no eleitorado menos esclarecido brasileiro que não possui acesso a  informação,  de que Lula possui a preferencia nacional na corrida presidencial, o que é um inverdade constatada na pratica, quando o petista sai as ruas e praças do pais.

Nos parece que a estratégia é repetir uma mentira várias vezes até que ela se torne  um verdade. Mas a maioria do povo brasileiro não é bobo e não cai mais nessas armadilhas. 

Por fim, não posso deixar de lembrar que nas eleições presidenciais de 2018 , as pesquisas apontavam, que o petista "poste" Haddad,  venceria com um margem de 5% sobre Bolsonaro, mas o resultado das urnas foi uma esmagadora vitória do presidente. Com 100% da apuração das urnas, Jair Bolsonaro (PSL) obteve 55,13% dos votos válidos, conquistando 57.796.986 votos. Fernando Haddad (PT) teve 44,87% dos votos, o equivalente a 47.038.963 votos.  A diferença entre os dois candidatos foi superior a 10,7 milhões de votos. 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem