EXTRA! Renato Gaúcho não é mais treinador do Flamengo

 

Renato Gaúcho não é mais o técnico do Flamengo (Foto: Staff Images/Conmebol)

Da Redação

Renato Gaúcho não é mais o técnico do Flamengo. Portaluppi não resistiu ao vice-campeonato da Copa Libertadores, para o Palmeiras no último sábado, e o clube oficializou a decisão da diretoria, que anunciou o desligamento do profissional nesta segunda-feira, após reunião no CT do Ninho do Urubu. As informações são da revista eletrônicas Lance  .

A decisão de interromper o trabalho de Renato já estava tomada desde o revés no Estádio Centenário, em Montevidéu, onde o técnico já falou em tom de despedida aos jogadores após a derrota por 2 a 1. O técnico foi contratado pelo Flamengo em julho e seu vínculo era válido até o dia 31 de dezembro de 2021.

Vale lembrar que, quando Renato chegou à Gávea, o Flamengo disputava três competições: Copa do Brasil, Libertadores e Campeonato Brasileiro. Na primeira, o time foi eliminado após uma derrota por 3 a 0 em pleno Maracanã. Na segunda, a equipe amargurou o vice, no sábado, com um desempenho aquém do esperado. Na terceira, as chances de título são apenas matemáticas.

Depois de ser anunciado como novo treinador do Fla, Renato teve aceitação da torcida, como mostrou o resultado de uma enquete feita pelo L!. E o começo da trajetória não poderia ter sido melhor. O Rubro-Negro venceu os seis primeiros jogos com o treinador com uma marca de gols feitos e sofridos impressionante: foram 24 marcados e apenas três contra.

No entanto, começaram a surgir críticas e questionamentos de que Renato estaria priorizando as Copas ao invés do Campeonato Brasileiro - tal predileção, inclusive, já era conhecida desde a época em que ele treinava o Grêmio.

A situação começou a piorar a partir da segunda metade de outubro, quando Renato começou a receber críticas mais incisivas, especialmente pela parte tática. A situação aflorou quando os adversários, diante do Rubro-Negro, começaram recuar as linhas de defesa e explorar os contra-ataques - nesse cenário o Flamengo apresentou muita dificuldade para vencer.

Um momento marcante do declínio foi a queda do time da Copa do Brasil após derrota por 3 a 0 contra o Athletico-PR, no Maracanã. Com o vexame, o técnico chegou a colocar o cargo à disposição, mas foi demovido da ideia pelo VP de futebol, Marcos Braz, e o diretor de futebol, Bruno Spindel. A eliminação somada ao futebol ruim escancararam, à época, uma crise interna e sustentaram ainda mais as críticas a Renato.

Portaluppi deixou o Flamengo com 37 jogos à frente do clube. No total, foram 24 vitórias, oito empates, cinco derrotas e nenhum título sequer. Agora, o clube da Gávea volta ao mercado em busca de um novo comandante para a temporada 2022.

 


Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem