CORONAVÍRUS: Ministério da Saúde recomenda dose de reforço da Janssen

 

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde/DF
Da Redação

O Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica com orientações para quem tomou a Janssen. Quem tomou a dose única dessa vacina, deve tomar o reforço – também da Janssen – entre dois e seis meses após a primeira aplicação. É que estudos mostram um aumento significativo na imunidade após a aplicação de mais uma dose, principalmente com intervalo mais longo, de seis meses. As informações são da Agê3ncia Brasil .

Segundo a nota técnica do Ministério, quando esse reforço é aplicado nesse prazo de seis meses, os níveis de anticorpos aumentam nove vezes após uma semana. Após um mês, esse índice continua aumentando em até 12 vezes.

Já se for num intervalo menor, de dois meses, a proteção chega a 94%. Com a dose única da vacina, esse índice é de 75%. Esse estudo feito nos Estados Unidos foi o que embasou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças lá a recomendar o reforço da Pfizer.

A Nota Técnica ainda faz uma ressalva importante. No caso de mulheres que tomaram a Janssen e que estão grávidas neste momento, o reforço deve ser com a Pfizer, respeitando o mesmo intervalo.

O Brasil recebeu, até agora, 6 milhões e 600 mil doses da Janssen. A previsão é que mais 2 milhões e 800 mil doses sejam entregues no começo de dezembro e o restante até o fim do mês. Quantidade suficiente, segundo o ministério para a dose de reforço dentro do intervalo de até seis meses.

 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem