PORTO SEGURO: Em clima de emoção, Dra. Raissa deixa secretaria de Saúde

 

 
Da Redação

A Dra. Raissa é sinônimo de herói junto ao povo baiano e resiliente, arriscou sua credibilidade conquistada junto ao povo portosegurense e baiano e assumiu a pasta mais complicada e cheio de problemas administrativos, jurídicos e de verbas deixados pela gestão passada e além dos vícios funcionais. E ao assumir tomou a rédeas negociou com os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, serviços e implantou o plano de saúde contra o Covid 19 e ser tornou caso de sucesso do Brasil. A doutora é precursora do tratamento profilático e precoce do Brasil, segundo o infectologista e cientista Ricardo Zimerman, este foi um dos médicos chamados na CPI do Covid. 

A  doutora já tratava o povo baiano desde o verão de 2020. E ao assumir a pasta, e sem preconceito, casou o tratamento junto com a vacinação, fazendo de Porto Seguro o lugar mais seguro de saúde em plena pandemia do Brasil, o turismo está rindo à toa. E o mais audacioso é que a cidade sempre ficou aberta, principalmente na segunda onda da pandemia. E demonstrando para a Bahia e o mundo as assombrosas taxas de recuperação de 98,7% para quem pega a doença, e a taxa de letalidade de 0,9%, sendo que a taxa de letalidade do Brasil beira a 3% e a de Salvador 2,8%. Casamento perfeito entre tratamento para o povo de graça e a vacina para o povo que não pegou de graça também.

No auditório foi recheado de comoção, a começar do prefeito Jânio Natal, que sempre contou com a lealdade da secretaria e sua família. Pessoas chorando no plenário no auditório do Hotel Solar do Imperador. A médica começou falando dos 5 pilares da sua gestão: Covid 19, vacinação, Samu, PSF e cirurgias eletivas, e austeridade administrativa e financeira. E com sua carta de pedido de exoneração escrita e endereçada ao Prefeito Jânio Natal, que evitou tal pedido já desde meados de Setembro.

Nesse mesmo evento de entrega da secretaria, dessa vez combinado com o relutante Prefeito, nesse interim, também foi escolhido quem vai ocupar a pasta da secretaria, a escolha recaiu em Miguel Balejo, atual secretário de comunicações, e que no próximo dia 1 de Novembro assumirá a pasta da saúde de forma interina até o fim de Dezembro deste ano. 

Dra. Raissa demonstrou em sua apresentação diante do telão, e auditório lotado, a evolução da secretaria de saúde que num autêntico estilo de “fazer mais e falar menos”, e pegando todos de surpresa e com assombro, demonstrou as conquistas da pasta da saúde nesses 10 meses de gestão, apesar dos percalços, das armadilhas, das sabotagens do fogo amigo e do inimigo, da perseguição abusiva do governador da Bahia e seu ex - secretario de saúde. Pois bem, ela conseguiu fazer uma gestão limpa e honesta, no autêntico “não roubar, e não deixar roubar, isso faz sobrar dinheiro”. E numa administração além de correta, focou em não desperdiçar dinheiro público, tampando as torneiras de desperdício e investiu no necessário que é assistência medica básica e socorrer o povo diante da pandemia.  

Raissa deixa a pasta depois de 10 meses de muito trabalho, deixando um legado marcante na história do município de Porto Seguro. Confira! 

1 – Construiu um Hospital para pandemias e com 10 leitos de internação, treinando as equipes, e os manejos de medicamentos. Tal Hospital esta sediando em Arraial D’ajuda, e que em Dezembro se transforma em Hospital de internação com cirurgias eletivas, e tudo conseguido com recursos próprios e doações. Assim deixa o distrito de Arraial D’ajuda independente de Porto Seguro. Dando segurança de saúde para comunidade de Arraial.

2 – Implantou uma Policlínica com 18 especialidades no centro de Porto Seguro, contemplando todos os exames e procedimentos; dando segurança de saúde para os portosegurense.

3 – Implantou o plano de ação contra o COVID-19 que é caso de sucesso no Brasil; melhor índice de recuperação de Covid 19 em torno de 98,7% e a menor taxa de letalidade em torno de 0,9, a do Brasil é de 2,8%. Dando segurança de saúde para os turistas e os portosegurense.

4 – Implantou uma nova unidade de atendimento médico e de fisioterapia em Trancoso; deixando a população de Trancoso que é um balneário turístico mais independente tanto de Porto Seguro quanto de Arraial Djuda.

5 – Pegou a Secretaria com 1.5 milhão de reais e com pendências, e entrega com 20 milhões de reais e sem pendências; austeridade e boa administração pública, o prefeito pode construir um Hospital Municipal com esses recursos, fazendo com que a cidade fique independente do Governo do Estado da Bahia.

6 – Renovou todos os equipamentos, licitou e comprou quatro ambulâncias novas para o SAMU; e comprou novos desfibriladores e equipamento e vestuário.

7 – licitou e a adquiriu uma “ambulancha” do Samu que permitira prestar serviços de socorro na Costa de Porto Seguro; nas praias.

8 – Conseguiu de graça 20 respiradores e implementou internações nas UPAs de Porto Seguro e Arraial D’Ajuda;

9 – Porto Seguro está com mais de 100.000 pessoas vacinadas já recebendo a segunda e terceira doses; 

10 – Reajustou os salários dos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, este dobrando os  salários neste caso; de acordo com a nova reforma administrativa feita pela Prefeitura de Porto Seguro,

11 – Todas as unidades de saúde com médicos e medicamentos à disposição para atender toda a demanda; de acordo com a reforma administrativa e seu processo seletivo já concluído.

12 – Única cidade que casou tratamento precoce com a vacinação, sendo que o plano de vacinação  e sua logística e contratações foi bem sucedido deixando os portosegurense com segurança de saúde.

Dois verbos caracterizaram a gestão da Dra. Raissa, Controlar e Renovar, controle de gastos e investimento em renovar e construir novas assistências medicas e exames para o povo portosegurense. Depois dessa gestão da médica o município de Porto Seguro ficou independente do estado da Bahia, suas ameaças e opressões, tanto sofridas pelo Governador da Bahia e por seu ex-secretário de saúde. Porto Seguro andou com as próprias pernas na pandemia sendo um exemplo para todo país e deixa um legado diante do caos e do pânico, liberdade, renovação e segurança de saúde para o povo portosegurense. 

A médica em entrevista ao jornal do Sol disse: “agora estou desempregada e amanhã vou bater à porta de alguns lugares que podem me receber e me empregar”, preciso de procurar emprego para ocupar o tempo dedicado a pasta da saúde, volta a ser médica do povo na assistência, mesmo com as pesquisas dando ela em primeiro lugar com 34% para o senado da Bahia, 10,8% para Governo e a possibilidade de ser a deputada federal mais votada de todos os tempos da política baiana, segundo as 2300 entrevistas e 6000 interações feitas pela Multidados PESQUISA AVANÇADA da com sede em Belo Horizonte, MG. “A Bahia é o meu amor, e o povo é a minha alegria”, fechou a apresentação recitando um verso bíblico: “Eu plantei, Apolo regou e Deus dá o crescimento. ”  1Corintios 3:6.  

Com informações do Brado Jornal  

 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem