LAVANDO AS MÃOS: Rui Costa se isenta sobre baixos índices da educação na Bahia: “procure os prefeitos”

 


Da Redação

O governador Rui Costa (PT) culpou os municípios baianos pelo péssimo desempenho da Bahia na educação, a terceira pior do país, de acordo com o último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Ele alega que é preciso ter uma base forte e sólida para que os alunos cheguem no Ensino Médio bem preparados.  As informações são dos jornalistas  Dinaldo Silva/ João Brandão e Márcia Guimarães do BNwes.

“Precisamos perguntar em que lugar cada um largou na corrida. Teve treinamento? Alimentação adequada? Teve preparação física ou não? Ou a gente só quer olhar os resultados? Os nossos jovens tiveram creches quando na idade infantil? A Bahia ainda tem o maior número de analfabetos. Quem é responsável pela alfabetização? É o estado ou o município? A alfabetização é o município. Então essa resposta não é o governador que tem que dar, essa resposta quem tem que dar é o prefeito”, cravou Rui Costa.

Ele explicou que a lei é clara ao dizer que a atribuição de oferecer creche é exclusiva dos municípios, tanto que o estado nem pode aplicar recursos do Fundeb para a educação infantil. Rui citou que, apesar de Salvador possuir “as maiores e melhores escolas e os professores mais graduados”, não tem os melhores resultados da rede estadual. 

“Isso acontece talvez seja porque cheguem pior porque nos outros [municípios] já garantem creches com programas de investimentos em educação e creche [...] Não estou falando de um governo ou dois. Falo em governos que priorizam a educação. Recebemos alunos que mal conseguem ler um parágrafo completo porque foram mal alfabetizados, tiveram escolas precárias. Educação não é algo que aparece em pouco tempo, muda numa geração”, pontuou o petista.

Nesta quarta-feira (13), Rui esteve no Colégio Estadual Pinto de Aguiar, em Mussurunga, onde assinou uma ordem de serviço para reforma, ampliação, modernização e construção de 24 escolas em Salvador. O investimento foi de quase R$ 100 milhões.


Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem