EVENTOS: Participe de Simulação das Nações Unidas (ModelUN ou MUN)


Da   Redação

As simulações da ONU (também conhecido como MUN, do inglês Model United Nations, modelos de organizações internacionais ou, simplesmente, simulação) são eventos acadêmicos direcionados à alunos do Ensino fundamentalEnsino médio e Ensino superior de simulação de organismos das Nações Unidasorganizações internacionais (como a OEAUnião AfricanaParlamento Europeu) ou entidades nacionais como Supremo Tribunal Federal e Câmara dos Deputados do Brasil onde os participantes atuam como diplomatas, juízes, deputados ou jornalistas tendo como objetivo o debate e a solução da problemática proposta à cada comitê, espelhando as reais posições políticas dos países, ONGs, partidos, personalidades designadas a eles.

Conferências deste tipo ocorrem em diversos lugares, estimando-se que mais de 400.000 estudantes ao redor do mundo participem dessas atividades anualmente]. As simulações são uma alternativa para o aprendizado tradicional, unindo a prática com a teoria das relações internacionais (ou política internacional), ensinando práticas parlamentares]oratóriadebate e escrita[, também como pensamento crítico, liderança e cooperação, dando espaço para compreensão de situações complexas e estimulando o respeito e a empatia em relação a outros povos.

Pessoas notáveis já participaram destes eventos durante sua vida acadêmica, como o ator estadunidense Samuel L. Jackson, a filha do ex-presidente Bill ClintonChelsea Clinton[ e o ex-Secretário-geral das Nações UnidasBan Ki-moon[9].

 As simulações começaram antes mesmo da própria ONU, como simulações da extinta Sociedade das Nações, na década de 1920. As duas primeiras que se tem registro são a Oxford International Assembly, que ocorreu em 13 de novembro de 1921 e a Havard International Assembly, em 10 de janeiro de 1923, onde foi discutida o status da Ilha de Rodes e o tráfico internacional de ópio com 15 nações sendo representadas[12]. Após a Segunda Guerra Mundial, as simulações da Sociedade das Nações se transformaram nas simulações das Nações Unidas, com a primeira conferência no modelo das Nações Unidas acontecendo no Swarthmore College em abril de 1947[.

As conferências mais antigas que continuam em atividade hoje são: Model United Nations of the Far West (MUNFW), instituída em 1951 e Harvard National Model United Nations (HNMUN), de 1954, em nível universitário e a Berkeley Model United Nations (BMUN), de 1952 e Harvard Model United Nations (HMUN), de 1953], em nível secundário.

No Brasil, o conceito foi trazido por professores e estudantes de relações internacionais da Universidade de Brasília em 1997, com a criação do Clube de Simulações de Organismos Internacionais (CSOI) e, em 1998, aconteceu a primeira conferência do gênero na América Latina, o Americas Model United Nations (AMUN)[18] em Brasília.

SIMULAÇÃO -DÚVIDAS

Simulações no Brasil




Fonte: Wikipédia

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem