EDUCAÇÃO: Prefeitura de Juazeiro inicia implementação de plataforma tecnológica e pedagógica de Aprendizagem Criativa Híbrida em escolas municipais

 


Da   Redação

A tecnologia vem impondo profundas transformações na educação, para acompanhar as mudanças e dar a oportunidade para que os estudantes sejam inseridos nestes novos contextos e lógicas, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude, iniciou o processo para a implementação de uma plataforma de inovação educacional que estimula o desenvolvimento de habilidades e competências, através da tecnológica.

Nessa quinta-feira (07), aconteceu um encontro virtual que contou com a participação: da superintendente de Formação, Clemilda Dias, do assessor da Superintendência de Ensino, Salvador Alexandre, de professores, diretores de escolas, coordenadores tecnológicos, além de representantes da Explorum Educacional, empresa responsável pela plataforma. Durante a reunião, foi apresentada a metodologia que será aplicada nas escolas, baseada na aprendizagem por competências, projetos integradores, interdisciplinaridade, Design Thinking e criatividade.

“Buscamos programas e projetos que transformem a dinâmica do aprendizado e preparem alunos para as novas competências do milênio. Trazer a aprendizagem criativa híbrida para nossa rede vai nos permitir dinamizar o processo pedagógico em sala de aula, além de preparar os nossos colegas professores para a educação do futuro", afirmou a Superintendente de Formação, Clemilda Dias.

Como vai funcionar nas escolas

Os alunos e professores trabalharão com o “Box Explorum” que contêm componentes eletrônicos básicos para a construção de projetos baseados na robótica e na linguagem de programação, além de livros para orientar os profissionais. A ideia é estimular os estudantes a produzirem protótipos que representem soluções para problemas existentes em suas realidades.

A princípio, o programa será aplicado nas escolas de tempo integral de Juazeiro a partir de 2022.

Texto: Marcela Cavalcanti - Secretaria de Educação e Juventude (Seduc)

 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS